Comissão alerta europeus a saírem do Facebook

'Você deve considerar fechar sua conta no Facebook, se você tiver uma', disse advogado

Por fernanda.macedo

Luxemburgo - A Comissão Europeia alertou cidadãos europeus a saírem de suas contas no Facebook caso queiram manter sua privacidade segura e longe dos serviços secretos de espionagem dos Estados Unidos, informou o jornal “The Guardian” nesta quinta-feira.

O alerta foi dado pelo advogado da Comissão, Bernhard Schima, ao promotor Yves Bot, durante apresentação de um caso para verificar a segurança da rede social, no Tribunal de Justiça Europeu, em Luxemburgo. 

LEIA MAIS

Dono do Facebook diz que site não é monitorado pelo governo dos EUA

A rede social já atingiu a marca de 1 bilhão de usuários ativosReprodução Internet

A questão foi levantada por Max Schrems, um ativista que briga pelo direito à privacidade e que questionou se é seguro transferir informações aos Estados Unidos mesmo depois das revelações feitas por Edward Snowden sobre a prática do governo norte-americano de espionar pessoas no mundo inteiro.

Schima foi objetivo em sua resposta: “Você deve considerar fechar sua conta no Facebook, se você tiver uma”.

Max Schrems também colocou à prova a segurança das informações de usuários da Apple, Microsoft e Yahoo. Segundo o “Guardian”, o Facebook se recusou a comentar.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia