Londres - O Palácio de Buckingham está avaliando a possibilidade de abrir uma ação legal contra a divulgação pelo tabloide "The Sun" de um vídeo que mostra a rainha Elizabeth II, então com sete anos, fazendo uma saudação nazista.
LEIA MAIS: Rainha Elizabeth II aparece fazendo saudação nazista em vídeo
A hipótese foi ventilada por diversos jornais britânicos, ainda que o "The Times" tenha sugerido para a família real evitar "reações excessivas", alegando que a gravação não pode gerar nenhum questionamento sobre a soberana.
O diário "The Daily Telegraph" diz que o vídeo foi passado por engano pela própria monarquia junto com o material concedido aos autores de um documentário. Apenas em um segundo momento ele teria chegado ao "The Sun".
De qualquer maneira, a rainha já reapareceu no último domingo e não mostrou qualquer embaraço em relação à gravação. Feitas entre 1933 e 1934, as imagens mostram a então princesa Elizabeth ao lado de sua mãe, Elizabeth Bowes-Lyon, de sua irmã mais nova, Margaret, e de seu tio Edward, que pouco depois viria a se tornar rei e era um notório simpatizante do regime de Adolf Hitler.
Todos acompanham a futura rainha na brincadeira e repetem a saudação. Na época da gravação, o líder nazista estava apenas iniciando sua ascensão, que levaria ao pior conflito do século passado, a Segunda Guerra Mundial.