Cresce número de atendimentos nas estratégias de saúde da família em 2022Divulgação
Em 2022, 171.489 atendimentos foram realizados nas 20 Estratégias de Saúde da Família (ESF) do município. Já em 2021, foram 129.799. Em relação às visitas domiciliares, o número também vem crescendo. Em 2022, mais que triplicou, atingindo 126.914 visitações.
O aumento gradual está diretamente ligado à estruturação da rede primária de saúde, com equipes e mecanismos que permitem que o trabalho seja executado de forma mais ampla nas comunidades. Além disso, o cenário pós-covid também impactou no crescimento da procura pelos postos, uma vez que mais pessoas estão buscando o serviço no SUS.
A secretária municipal de Saúde, Nicole Cipriano, explicou a importância do fortalecimento da atenção básica: "São nas ESFs que temos o acesso direto ao friburguense e é ali que podemos prevenir doenças e diagnosticar precocemente. Temos muito ainda o que fazer, mas temos avançado. Em 2021 já mostramos nosso trabalho na prática, agora, em 2022, vemos que estamos avançando ainda mais. A gestão espera que possamos continuar informando o aumento nos números nos próximos anos".
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.