Problema antigo: em outubro de 2022, cartaz anunciava paralisação da radiologiaReprodução Redes Sociais

Profissionais do Hospital Municipal Raul Sertã, em Nova Friburgo, mais uma vez denunciam as condições dos serviços prestados pela unidade de saúde municipal, que atende também a outros 13 municípios vizinhos. Segundo funcionários da Radiologia, há equipamentos quebrados e falta um sistema informatizado de compartilhamento de imagens. Os exames de raio-x estariam sendo entregues aos pacientes em folha de papel A4, algo proibido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
Também de acordo com os profissonais, a máquina chamada de processadora está com defeito e eles estão usando um equipamento que só faz uma leitura por vez, o que não atende a demanda do hospital.
Diante das denúncias, representantes do Conselho Regional de Técnicos em Radiologia do Rio de Janeiro visitaram o Hospital Raul Sertã. E segundo a entrevista que concederam para à Intertv, os ambientes fiscalizados sofrem com uma gama de inconsistências sanitárias. O Conselho afirmou que levará o caso para a Anvisa e para o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro.
Em resposta à imprensa, a Prefeitura de Nova Friburgo afirmou que “Na primeira semana do ano, foi concluída uma licitação de insumos para o setor e o material deve ser entregue em poucos dias. Já existe processo em andamento para a compra de equipamentos mais modernos para o setor de Raio-X".
O governo também informou que o serviço foi retomado após manutenção e garante não exisitir queixa formal ou recusa do exame impresso em papel à direção do hospital.
Problema antigo
Não é de hoje que os profissionais de radiologia se queixam das condições de trabalho. Em outubro de 2022, chegaram a paralisar os serviços com uma série de reivindicações salariais e condições de trabalho. À época, um cartaz foi afixado na portaria com a inscrição “Caos na Radiologia do Raul Sertã”.
Raio x impresso em papel A4 no Hospital Raul Sertã - G1
Raio x impresso em papel A4 no Hospital Raul SertãG1
 
Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.