Economista Maria da Conceição Tavares morre aos 94 anos Fernando Frazão/Agência Brasil

A professora e economista portuguesa Maria da Conceição Tavares, considerada uma das referências da esquerda no Brasil, morreu este sábado (8), aos 94 anos, em Nova Friburgo. A informação foi confirmada pelo Partido dos Trabalhadores (PT), pelo qual chegou a ser eleita deputada federal entre os anos de 1995 e 1999.
Referência do pensamento desenvolvimentista no país, sem "papas na língua", a portuguesa de nascimento e brasileira de coração, formou uma geração de economistas no país que têm decidido o destino econômico do Brasil nas últimas décadas. Foi professora titular do Instituto de Economia (IE) da Unicamp e professora emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ela deixa dois filhos, Laura e Bruno, dois netos, Ivan e Leon e o bisneto Théo. A família não divulgou a causa da morte.
A reitoria da Unicamp emitiu nota lamentando a grande perda. "Hoje perdemos Maria da Conceição Tavares, brilhante intelectual e incansável militante, mestra de tantos. Mestra daqueles que almejam compreender o Brasil e o mundo pela lente da economia política e ousam lutar contra todas as formas de injustiça e desigualdade. A Unicamp teve o privilégio de contar com seu arguto pensamento crítico na fundação do Instituto de Economia e na formação dos principais pensadores da Escola de Campinas. Honraremos seu legado na construção da boa ciência, aquela comprometida com a construção de uma realidade justa e digna para todas as pessoas."
O Instituto de Economia da Unicamp ressaltou sua notável atuação acadêmica e voz ativa na defesa de políticas econômicas inclusivas e voltadas para o desenvolvimento social. "A perda de Maria da Conceição Tavares deixa um vazio imensurável no Instituto de Economia da Unicamp e em toda a comunidade acadêmica. Sua sabedoria, generosidade e dedicação deixaram uma marca indelével em todos nós, e sua ausência será profundamente sentida", disse a nota.

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou a morte de Maria da Conceição Tavares em mensagem publicada nas redes sociais, referindo-se a ela como uma amiga de longa data.

“Maria da Conceição de Almeida Tavares foi professora, deputada federal pelo Partido dos Trabalhadores, economista e matemática, uma das maiores da nossa história. Nascida em Portugal, adotou o Brasil e nosso povo com o seu coração e paixão pelo debate público e pelas causas populares. Foi uma economista que nunca esqueceu a política e a defesa de um desenvolvimento económico com justiça social”, escreveu Lula da Silva na rede social X (antigo Twitter).
Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.