Festival de Folia de Reis foi realizado no último fim de semana, no Centro de Nova IguaçuDivulgação
Festival de Folia de Reis faz apresentação emocionante em Nova Iguaçu
Evento, que integra o Festival de Artes do município, foi celebrado no fim de semana, na Praça Rui Barbosa
A Praça Rui Barbosa, no Centro de Nova Iguaçu, foi palco de muita alegria, emoção, diversão e fé no último fim de semana. O local recebeu o tradicional festejo de Folia de Reis, evento que integra o Festival de Artes, criado com a intenção de resgatar tradições históricas e valorizar os artistas locais.
Seis jornadas, compostas por mestre, contramestre, bandeireiro, palhaços e foliões se apresentaram para idosos, adultos e crianças. Logo depois, seguiram cortejo pelo Calçadão, dançando e se divertindo com quem passava pelo local. Não faltaram fotos, sorrisos e demonstrações de fé.
O Festival de Artes é promovido pelo Ministério do Turismo e pela Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG) da Prefeitura de Nova Iguaçu, com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM), da Secretaria Municipal de Cultura (SEMCULT) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SEMDETTUR).
“As Folias de Reis é uma das manifestações mais importantes da cultura popular, do simbolismo e religiosidade, própria do povo brasileiro e Nova Iguaçu tem folias centenárias que estão sendo valorizadas. Outro ponto legal é falar da quantidade de jovens participando das apresentações. Isso é a certeza de que essa manifestação cultural vai durar e gerações futuras terão o privilégio de assistir”, destaca o secretário de Cultura, Marcus Monteiro.
A professora Sônia Maria Saimon, de 71 anos, conta que, quando pequena, costumava ver e se divertir com as apresentações de Folia de Reis em Santo Antônio de Pádua, cidade onde nasceu. Hoje moradora de Nova Iguaçu, ela pode reviver momentos da infância e se emocionou.
“Foi uma verdadeira felicidade. Estou muito contente da Prefeitura estar levando em frente essa tradição. Como professora, para mim, isso é muito importante. Acho lindo, amo de verdade”, afirmou.
Participaram do Encontro de Folia de Reis as jornadas: Boas Novas de Belém, Nova Jerusalém, Estrela Luminosa, Sempre Viva do Oriente, Estrela do Oriente e Família Sagrada de Nazaré. Além do secretário de Cultura do município, também prestigiaram o evento os secretários de Meio Ambiente e Agricultura (SEMAM), Fernando Cid, de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SEMDETUR), Mário Lopes.
O presidente da FENIG, Miguel Ribeiro, explicou a importância do Festival de Artes para Nova Iguaçu e anunciou novidades para 2023.
“Nova Iguaçu terá o maior Festival de Artes da sua história, com pelo menos 196 apresentações culturais previstas na cidade até julho”, prometeu.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.