Projeto "Escolas Seguras" será apresentado em evento em Punta del Este, no Uruguai.Divulgação
Projeto Escolas Seguras de Nova Iguaçu será apresentado em evento da ONU
Plataforma Regional para Redução de Riscos de Desastres nas Américas será realizado no Uruguai
A Prefeitura de Nova Iguaçu vai apresentar o seu projeto “Escolas Seguras: Desenvolvendo a Resiliência através da Educação” na VIII Plataforma Regional para Redução de Riscos de Desastres nas Américas e no Caribe (PR23). O evento, que acontece em Punta del Este, no Uruguai, nesta quarta-feira (1º), é promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Defesa Civil em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e o Centro de Estudo e Pesquisa sobre Desastres (CEPEDES) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), o projeto tem como objetivo tornar as unidades de ensino da rede municipal mais seguras, com o desenvolvimento de uma cultura de prevenção e percepção de riscos a desastres.
Ao todo, ele já foi realizado em 29 unidades municipais de ensino, capacitando 11.578 alunos, 1.481 professores e funcionários, totalizando 13.059 pessoas.
O evento Plataforma Regional ocorre periodicamente e reúne governos da América do Sul e Caribe para a discussão e troca de experiências de projetos, programas e ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta a desastres e para a redução do risco de desastres. Além disso, conta com diversos espaços de sessões de apresentação de trabalho, produtos e projetos no campo da redução do risco de desastres.
A comitiva que representa Nova Iguaçu é composta pelo tenente coronel Vilson Santos do Nascimento, Superintendente de Defesa Civil, Mariana Oliveira da Costa, Coordenadora do Projeto Escola Seguras e por Josias do Nascimento Lins, Chefe de Equipe Operacional
“Será a primeira vez que Nova Iguaçu é representada em um evento internacional sobre redução do risco de desastres. O mundo vai conhecer uma das ações mais exitosas do poder público municipal para o desenvolvimento da cultura de prevenção contra desastres em nossa cidade. Nossos agentes também poderão conhecer e trocar informações com representantes de defesas civis de outros países”, afirmou o secretário de Defesa Civil de Nova Iguaçu, coronel Jorge Ribeiro Lopes.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.