Câmara Municipal de Nova Iguaçu aprovou projetos em benefício de pacientes renais.Divulgação

Nova Iguaçu – A Câmara Municipal de Nova Iguaçu aprovou, na última semana, o projeto de lei que cria o Programa de Apoio às Famílias Enlutadas “Perfume de Jasmim”, estabelecendo procedimentos a serem adotados nos casos de perda gestacional, natimorto e perda neonatal.
De acordo com o presidente da CMNI, vereador Dudu Reina, o objetivo é humanizar o acolhimento a mãe e pais em situação de perda gestacional, além de conscientizar e orientar os profissionais de saúde e a sociedade sobre a importância do assunto.
“Este programa deve ser implantado nos serviços públicos e privados de saúde, contratados ou conveniados, que integram o Sistema Único de Saúde e atuam em Nova Iguaçu. Penso que dores físicas e emocionais podem desencadear depressão e outros problemas. Temos que acolher e cuidar das famílias enlutadas”, disse.
O projeto, de nº 517/2024, foi votado e aprovado em 2ª e última votação e segue agora para a sanção do Executivo.
Também em 2ª votação, foi aprovado o Projeto de Lei que autoriza o Poder Executivo a realizar o Programa de Equoterapia, voltado para crianças e adultos portadores de deficiência física, intelectual, psicossocial múltipla, transtornos mentais e vítimas de acidente vascular cerebral
O programa está em consonância com a Lei federal nº 13.830, de 13 de maio de 2019. A equoterapia, comprovado por diversos estudos, tem contribuição notória para a melhoria da qualidade de vida de quem a pratica.