Por adriano.araujo
Caminhão estaciona em cima de calçada em curva da Rua Retiro dos ArtistasSeguidor %40chaveiro70

Rio - Um péssimo exemplo e que poderia causar um acidente foi flagrado na manhã desta quinta-feira na Rua Retiro dos Artistas, altura do número 928, no Pechincha, em Jacarepaguá, Zona Oeste. O seguidor de O DIA 24 Horas (@odia24horas) Mauro Chaves (@chaveiro70) registrou um caminhão estacionado em cima da calçada e em uma curva da via.

De acordo com Mauro, o veículo fazia a descarga de material no local. Também é possível ver uma placa pedindo prudência aos motoristas por se tratar de um local de travessia de alunos, em função de existir uma escola nas proximidades. Pedestres também correm risco, pois são obrigados a desviar pelo meio da rua.

"Ninguém vem ver esta irresponsabilidade", reclamou.

Após a denúncia do seguidor de ?O DIA 24 Horas, ?a Guarda Municipal (GM-Rio) enviou uma equipe do 3º Grupamento Especial de Trânsito (Zona Oeste) para o local. Além do caminhão, outros 62 veículos flagrados cometendo irregularidades foram infracionados na via. Ainda segundo a GM, a rua conta com fiscalização constante do 3º GET que resultou na aplicação de mais de 260 multas apenas neste ano, sendo a maioria por estacionamento irregular.

?Problema constante no Largo do Estácio

Outro grande problema, registrado algumas vezes pelo ?DIA 24 Horas, ?é em relação ao estacionamento irregular em um ponto de ônibus no Estácio. Além de ocuparem o ponto do BRS — passageiros são obrigados a esperar os veículos no meio da rua—, carros são estacionados na marca de canalização que divide as pistas e na faixa direita do trânsito em frente ao Hospital da Polícia Militar.

LEIA MAIS: Ponto de ônibus no Estácio ainda é usado como estacionamento irregular

Carros estacionam em ponto de ônibus no Estácio. No local, placa indica que é proibido estacionarTiago Frederico / Agência O Dia

A Guarda Municipal esclarece que a região conta com fiscalização constante dos guardas do 1º Grupamento Especial de Trânsito (Centro/Zona Sul) e apenas neste ano foram aplicadas 770 multas nas ruas Estácio de Sá, Frei Caneca, e Avenida Salvador de Sá. Entretanto, basta passar pelo local para ver que a irregularidade persiste diariamente, assim como a cobrança feita por flanelinhas. O órgão informou no fim de maio que intensificou as operações na região junto com a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop).

Sobre a atuação de flanelinhas, a Guarda esclarece que, por se tratar de um crime, geralmente envolvendo extorsão, exercício ilegal da profissão e ameaça, é uma atribuição da polícia. No caso de flagrante feito pela GM ou após denúncia da população, durante ações de fiscalização de trânsito, os mesmos são detidos e encaminhados para delegacias.

Você pode gostar