Rio - A Zona Portuária é ponto de baldeação para muitos passageiros que vêm de Niterói, Baixada Fluminense e Zona Oeste do Rio. Com o fechamento do último trecho da Avenida Rodrigues Alves para a demolição do que restou do Elevado da Perimetral, muitas pessoas ficaram perdidas quanto às mudanças nos pontos de ônibus.
FOTOS: Fechamento da Rodrigues Alves causa nó no trânsito
Congestionamentos no Rio causaram prejuízos de R$ 29 bilhões, diz estudo
O enorme congestionamento provocado pelo fechamento da via fez com que muitos passageiros perdessem a paciência e descessem ainda na Ponte Rio-Niterói, na rampa de acesso para a Avenida Brasil, na altura do Into. Foi o caso da auxiliar administrativa Luzia Santos, de 40 anos, que andou cerca de um quilômetro para 'poupar' tempo e tentar chegar a tempo no trabalho, no horário. "Eu tenho que estar 8h30 em Benfica, e certamente gastaria bem mais do que os 15 minutos que tenho para chegar até o primeiro ponto da Zona Portuária", comentou.
Muitas pessoas estão seguindo para São Cristóvão para pegar ônibus em direção à Zona Sul da cidade. Outra reclamação é a falta de informação, segundo quem chega na Rodoviária Novo Rio e encontra a Rodrigues Alves fechada. A acompanhante Adriana Ferreira, de 46 anos, deu de cara com a via fechada, onde pegaria um ônibus para casa, em Nova Iguaçu, uma uma noite/madrugada de trabalho na Barra da Tijuca. "Deveriam informar mais. Vim tentar pegar um ônibus nessa parada à toa. Se tivessem feito um trabalho de divulgação antes, ou já estaria ao caminho de casa", desabafou.
Entre as diversas reclamações, teve quem achou que o trânsito estava 'menos pior' do que o imaginado. O despachante aduneiro Marcos Shars, de 31 anos, mora na Região Oceânica de Niteroi e disse que levou até o Rio cerca de 50 minutos. "Eu não to achando que está tão ruim. Tem dias que levo uma hora e meia até a saída da Ponte."
Às 10h30, o trânsito era bastante complicado na Zona Portuária e nos acessos à região. O trânsito na Região Portuária deu um nó já no início da manhã desta segunda-feira, primeiro dia útil sem a Avenida Rodrigues Alves, que foi fechada no último sábado para demolição do trecho restante do Elevado da Perimetral. O trânsito é caótico na Via Binário, Viaduto do Gasômetro e Avenida Francisco Bicalho, principais rotas alternativas. Motoristas precisam de paciência em direção ao Centro. O tempo chuvoso complica mais ainda o tráfego de veículos.
Quem está na Avenida Brasil, sentido Centro, encontra retenções, assim como na Ponte Rio-Niterói, que tinha trânstito ruim sentido Rio desde os acessos até as saídas para a Avenida Brasil, Gasômetro e Rodoviária Novo Rio. O tempo de travessia era de 45 minutos às 7h45. Quem optou em seguir pelo Viaduto do Gasômetro também não tem vida fácil, pois o trânsito está congestionado.
Na Linha Vermelha, tráfego com retenções a partir da Linha Amarela, no sentido Centro. Retenções também, próximo à BR- 040, Infraero, no Fundão para quem quer acessar a Avenida Brasil e no Caju. Quem preferiou deixar à Zona Norte por vias internas em direção ao Centro também encontra trânsito ruim. Congestionamento na Rua Carolina Machado, Avenida Marechal Rondon e na Radial Oeste. Para tentar minimizar os transtornos, barcas, metrô e trens fazem uma operação especial, com reforço na frota.