Por tiago.frederico

Rio - Um acidente envolvendo a barca Boa Viagem deixou 15 pessoas feridas na manhã desta quarta-feira. Quando se aproximava da estação Praça XV, antes de atracar, a embarcação bateu em um píer que fica ao lado da ponte de embarque para Paquetá e atingiu o muro que divide a praça da Baía de Guanabara. A embarcação, que partiu da Praça Arariboia, em Niterói, às 9h, transportava 900 passageiros.

Segundo a concessionária, a barca apresentou problemas técnicos. A Secretaria de Estado de Transportes disse que o acidente pode ter sido causado por uma falha mecânica no motor reverso, que é acionado quando a barca se aproxima do momento de atracação.

'Boa Viagem' bateu no muro Bruno de Lima / Agência O Dia

Após a colisão, os passageiros desembarcaram no local e algumas pessoas saíram com o auxílio de cadeiras de rodas. Ao DIA, a advogada Alessandra de Oliveira, 31 anos, contou que viveu momentos de pânico. "Foi um tumulto e muito pânico na hora. Ninguém esperava que a barca fosse colidir. Não houve aviso do comandante", afirmou.

Segundo a passageira, quando chegou próximo ao píer, "a embarcação foi em direção ao muro onde ficam os catamarãs e os botes". "Tinha uma barca perto que conseguiu desviar e sair do local. A nossa foi em direção ao muro. Aí todo mundo começou a gritar 'Segura, segura, vai bater'. Corremos todos para os fundos", relatou.

Em nota, a CCR disse que imediatamente acionou o plano de contingência e que atendeu a todos os usuários. "A ocorrência não impactou na operação e as demais viagens seguem conforme programadas, com intervalos regulares", acrescentou.

Em fotos publicadas nas redes sociais e enviadas para o WhatsApp do DIA (98762-8248), é possível ver que o muro de proteção da Praça XV, que faz a divisão daquele espaço com a Baía de Guanabara, foi destruído com o impacto da batida. Assustados, passageiros desembarcaram no local com a ajuda de funcionários da concessionária e foram socorridos por homens do Corpo de Bombeiros.

A advogada Alessandra de Oliveira%2C 31 anos%2C contou que viveu momentos de 'pânico'Bruno de Lima / Agência O Dia

Militares do Grupamento Marítimo (GMar) de Botafogo e do Grupamento de Operações Aéreas (GOA) atuaram no local. Das 15 pessoas feridas, 13 foram encaminhadas para os hospitais municipais Souza Aguiar, no Centro, e Miguel Couto, na Gávea. Outras duas não quiseram ser levadas para hospitais.

Para o Hospital Souza Aguiar, foram encaminhadas Gisela C., 31 anos; Edilene B., 47 anos; José A. Lisboa, 70 anos; Rafael Felipe B. da Rocha, 29 anos; Marcelo C, 52 anos; Nathaly .S. Tuna, 29 anos; Ronaldo P. Boanacina, 55 anos; Alessandra S., 41 anos; e Fábia F. Martins, 40 anos. Para o Hospital Miguel Couto, foram levados Luciano R. de Souza, 25 anos; Ângela R. Pinho, 43 anos; Lucas P. Moraes, 22 anos; e Davi Carlos V. - 20 anos.

Causa do acidente pode ter sido falha em motor

Segundo a Secretaria de Estado de Transportes (Setrans), técnicos da Agência Reguladora de Serviços Públicos de Transportes Aquaviários Ferroviários e Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro (Agetransp) e da secretaria foram ao local para apurar as causas do acidente e aplicar as devidas punições à concessionária.

Passageiro deixa barca de cadeira de rodasBruno de Lima / Agência O Dia

Ainda de acordo com a Setrans, as primeiras informações indicam que a causa do acidente foi uma falha mecânica no motor reverso, acionado quando a barca se aproxima do momento de atracação. "Uma perícia técnica completa será realizada para apontar as causas do acidente e a atuação da concessionaria no atendimento aos passageiros", explicou, em nota.

CCR pode ser multada

O acidente com a "Boa Viagem" ocorreu poucos minutos depois da Secretaria de Estado de Transportes (Setrans) determinar reforço imediato no serviço das barcas. No início desta manhã, dois acidentes na Ponte Rio-Niterói complicaram a travessia de Niterói, São Gonçalo e municípios da Região dos Lagos para a capital fluminense.

SAIBA MAIS: Acidentes param o trânsito na Ponte

Cumprindo ordem da secretaria, a CCR Barcas colocou em operação embarcações extras para reforçar a linha Arariboia x Praça XV, e os intervalos de 10 minutos tiveram que ser mantidos até as 10h. Caso houvesse necessidade, os intervalos de horário de pico seriam prorrogados. Segundo a concessionária, a operação na estação Praça XV não foi afetada com o acidente envolvendo a "Boa Viagem".

Passageiros desembarcam após acidenteSeguidor %40PedroNikity

A Agetransp abriu boletim de ocorrência para apurar as circunstâncias do acidente envolvendo a embarcação. Em nota, a agência informou que técnicos que estavam na estação iniciaram o trabalho de apuração das causas do acidente e avaliaram o atendimento prestado aos usuários pela concessionária. Não foi descartada a possibilidade da concessionária ser multada. O Procon Estadual também enviou uma equipe de fiscalização até a Praça XV para verificar as causas do acidente. O órgão instaurou um ato de investigação da concessionária CCR Barcas para apurar se o acidente configurou “violação à segurança que se espera dos serviços prestados ao consumidor”. O ato determina que a concessionária apresente os motivos do acidente e informe se existe um plano de emergência para a ocorrência de incidentes dessa natureza.

Entre outras determinações, o Procon quer saber quais os procedimentos adotados com os passageiros vitimados, o cronograma de manutenção das embarcações e se o problema apresentado possui similaridade com o ocorrido em outra barca há dois meses na estação de Cocotá, na Ilha do Governador.

LEIA MAIS: CCR Barcas suspende operação da linha Praça 15-Cocotá

Em maio deste ano, a embarcação Vital Brazil bateu no píer da estação Cocotá, na Ilha do Governador, na Zona Norte. Na ocasião, ninguém ficou ferido. A barca tinha saído às 17h30 da Praça XV e se chocou contra o píer quando fazia uma manobra e se aproximava da plataforma de desembarque.

Boa Viagem colide com terminal e passageiros acabam desembarcando em local impróprio na Praça XVSeguidor %40PedroNikity


Você pode gostar