Cresce procura por projeto de formalização de microempreendedores
Por bianca.lobianco
O microempreendedor individual, chamado de MEI, está em alta em São João de Meriti. A Sala do Empreendedor, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Ordem Urbana, não para de receber pessoas interessadas em legalizar seu empreendimento.
De janeiro a abril, a Sala do Empreendedor recebeu 5.163 consultas. Deles, 965 foram atendimentos diretos e 359 resultaram em processos de início de atividade.
Publicidade
O serviço oferece orientações e serviços de formalização, emissão e renovação do alvará da prefeitura, licenciamento ambiental, inspeção sanitária e ajuda no preenchimento da declaração do imposto de renda do microempreendedor, entre outros.
Uma das recém-legalizadas é Andréia Peixoto, dona da Estética Andrea’s Peixoto. Ela trabalha como esteticista há 10 anos e formalizou seu negócio há três, quando o serviço ainda era feito na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Ordem Urbana.
Publicidade
Ela conta que, quando começou, colocava os produtos na mochila e ia à casa dos clientes porque tinha medo de ter uma empresa e ser obrigada a pagar muitas contas e impostos. “Mas fiquei sabendo do MEI, que é fácil e não ia gastar muito dinheiro”, conta a microepreendedora.
Segundo Andréia, as facilidades a motivaram. Hoje, tem autonomia e espaço próprio para trabalhar com mais tranquilidade e conforto.