Por marcelle.silva

A estudante Suzana Rodrigues, de 15 anos, tentará domingo que vem o tricampeonato no Circuito Rei e Rainha do Mar, na categoria Beach Biathlon (um quilômetro de natação e 2,25 de corrida na areia), na primeira disputa do ano. A disputa será do Leblon ao Arpoador, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Moradora de Queimados, Suzana faz parte do Golfinhos da Baixada, projeto que oferece aulas de natação de graça há dois anos para 60 jovens no Paradiso Clube, em Cabuçu, em Nova Iguaçu. Outros 19 colegas da instituição vão participar do maior evento em águas abertas do país.

Aulas são realizadas duas vezes por semana em CabuçuCarlos Moraes / Agência O Dia

Morar longe da praia não é problema para o desempenho deles. Além da piscina olímpica, treinam em outra com ondas. As atividades do Golfinhos da Baixada são realizadas duas vezes por semana, às quartas e sextas-feiras.

Uma vez por mês, há treinos no mar, no Posto 6, em Copacabana. Na praia carioca, o ex-nadador da equipe olímpica brasileira Luiz Lima desenvolve o projeto Natação no Mar, com crianças, adolescentes e idosos da Zona Sul. “O projeto do Luiz Lima foi a nossa inspiração, além do fato de não termos nada voltado para natação competitiva na Baixada Fluminense”, disse o professor e fundador do projeto, André Oliveira.

DE OLHO EM TÓQUIO

Além do circuito, Suzane está com pensamento em Tóquio, no Japão, onde serão realizados os Jogos Olímpicos de 2020. “Tenho muito que aprender ainda. Para o ano que vem, no Rio não dá mais tempo, mas vou me esforçar nos treinos para, quem sabe, disputar a Olimpíada de Tóquio. É o sonho de todo nadador”, ressalta a adolescente.

Além das provas no mar, os atletas competem nas piscinas. Eles formam a equipe de Queimados nos Jogos da Baixada, promovido há 18 anos pelo. No ano passado, faturaram o ouro no nado medley (borboleta, costas, peito e crawl).

O Golfinhos da Baixada tem colaboração do Natação do Mar, que faz doações de material, como toucas e óculos. O projeto tem a parceria da Prefeitura de Queimados, que cede veículos para o transporte e a alimentação dos atletas da cidade nos dias de treino e nas competições, e do Paradiso Clube, que não cobra pelo uso das piscinas.

Esporte melhora resultados na escola

Bruno de Melo Fernandes, de 17 anos, também vai competir no domingo. Ele escuta com atenção as dicas de Luiz Lima para se sair bem. “Ter o Luiz Lima como padrinho só nos dá mais motivação para seguir em frente”, diz ele.

Fernandes lembra que antes não tinha como fazer natação porque teria que pagar. “Agora, temos excelente estrutura e não pagamos nada”, afirma o nadador.

A dona de casa Sônia Regina dos Santos, 47, garante que a filha Emelly Silva, 16, modificou seu comportamento após passar a frequentar o projeto, há dois anos. “Está mais sociável, emagreceu e melhorou o desempenho na escola”, diz Sônia.

Emelly ficou em terceiro no circuito na mesma categoria que Suzane. “Desta vez, quero o título”, avisa.
Podem participar do projeto jovens de 11 a 17 anos. É preciso ser estudante e morador da Baixada Fluminense. As inscrições são feitas no Paradiso Clube, na Estrada de Mato Grosso 1.000, em Cabuçu.

Medalhista de ouro ajuda o projeto

Se bom exemplo é para seguir, os jovens nadadores têm em quem se espelhar. O projeto tem como padrinho o medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg, no Canadá, Luiz Lima, que faz visitas regulares.

Na semana passada, ele deu dicas para os atletas irem bem no próximo domingo. “O mar tem suas particularidades. A direção, por exemplo, é mais importante que a velocidade. A ondulação da piscina, parecida com o mar, ajuda a lidar com o medo e emoções”, afirmou Lima.

Ele é pentacampeão da Travessia dos Fortes, parte do Circuito Brasileiro de Águas Abertas. Participou também da Olimpíada de Atlanta, em 1996, nos Estados Unidos, e de Sidney, na Austrália, em 2000.

Você pode gostar