Projeto Eu Tenho Peito fortalece a autoestima de mulheres que fizeram mastectomia
Por marcelle.abreu
O projeto Eu Tenho Peito, coordenado pela Associação Mulheres Vitoriosas, no município de Campos dos Goytacazes, no Rio, acaba de lançar uma coleção de moda íntima e praia voltada para mulheres mastectomizadas, que tiveram câncer e fizeram remoção parcial ou total das mamas.
As peças podem ser usadas também no período pós-cirurgia. O programa é apoiado pelo Programa Integração Petrobras Comunidades, que atua no entorno das unidades da estatal.
A presidenta da associação, Cristiane Souza da Silva Félix, que também teve câncer de mama, decidiu criar a entidade há três anos e, hoje, 213 mulheres são atendidas por profissionais voluntários. “A ideia partiu de minhas experiências pessoais, porque sou uma paciente oncológica. Enquanto paciente, observei que tínhamos lugares para fazer quimioterapia, radioterapia, ou seja, os tratamentos convencionais, mas não havia um local que pudesse reunir todas as necessidades psicológicas e emocionais de uma paciente oncológica.
Cristiane contou suas experiências durante o tratamento em um livro. Toda a venda será revertida para o aluguel de um local.” Inicialmente, éramos cinco assistidas, colegas que fizeram quimioterapia comigo. Depois, o número foi crescendo”, disse Cristiane.A atual sede alugada já está pequena para o total de associadas.