![Ex-moradora de São João de Meriti, Isa Colli lança seu 32º livro 'Tâmaras e Quibes' - DIVULGAÇÃO](https://odia.ig.com.br/_midias/jpg/2020/11/16/1200x750/1_whatsapp_image_2020_11_04_at_17_05_46-20515797.jpeg)
Já os livros digitais apresentaram aumento nas vendas, superando, inclusive, o desempenho do ano anterior. Em 2019, as livrarias físicas e as vendas online representaram, respectivamente, 50,5% e 17,9% do faturamento do setor editorial. Em 2020, a internet foi responsável por mais da metade das vendas.
Outro fator que ajudou na recuperação do mercado editorial após o impacto inicial da pandemia foi a aproximação das livrarias e editoras dos seus leitores através das mídias sociais. Impedidas de realizar lançamentos presenciais, elas organizaram lançamentos virtuais, com boa aceitação do público. Encontros por videoconferência e lives também movimentaram as redes com temas e convidados interessantes.
Para 2021, vislumbro um cenário com ótimas perspectivas. Conversei com vários editores, diretores de distribuidoras e gestores do setor e a expectativa é muito positiva. Wendel Almeida, diretor de uma grande distribuidora de livros, aposta no crescimento ainda maior da venda através do online, o que mostra, segundo ele, que as pessoas estão lendo mais, que o livro é sim entretenimento, remédio e solução para muitos males.
Este ano teremos, entre agosto e setembro, a Bienal Internacional do Rio, um dos maiores eventos literários do mundo, que só será realizado presencialmente sem pandemia. Espero que, até lá, toda a população possa estar vacinada. Anseio, ainda, que não somente as grandes, mas também as pequenas editoras e livrarias possam continuar com fôlego para garantir que os livros cheguem aos leitores, seja no formato impresso ou digital.