Quando estamos à frente de uma empresa ou de um negócio, temos que lidar com tomadas de decisão e ações de grande ousadia ou precisão. Lidamos com equipes, grupos e times dedicados a determinados processos ou atividades.
Uma empresa é como uma engrenagem, onde cada pessoa atua como uma peça específica que faz essa engrenagem funcionar.
Por isso, considerando as competências de liderança fundamentais, ressalto que o relacionamento interpessoal tem enorme peso nos resultados positivos de um empreendimento. Está ligado à confiança e lealdade. Um vínculo que se fortalece ao interagir e criar laços com indivíduos e com o grupo. Passamos cerca de um terço do dia no trabalho. É importante que esses momentos sejam vividos de maneira leve e positiva, já que um ambiente desgastante prejudica tanto o colaborador quanto a empresa.
Refletindo sobre o tema, acredito que podemos dividir as relações interpessoais em três tipos com caraterísticas específicas.
A relação pessoal, propriamente dita, que engloba os relacionamentos que estabelecemos através de laços sanguíneos, criação ou interesses em comum.
O segundo é um tipo mais contemporâneo que classifico como virtual, criado a partir da popularização da internet.
E, por fim, a relação profissional que se dá no campo corporativo, entre pessoas que interagem para dar andamento a projetos e negócios, com base em um tom de formalidade ou de um jeito mais descontraído, dependendo da cultura empresarial.
Tenho especial interesse por este tipo de relação, pois é partir dela que conseguimos um clima harmonioso e produtivo, equilibrando o trabalho árduo com um ambiente saudável.
Com base em minha experiência, acredito que algumas atitudes podem facilitar a consolidação deste relacionamento incluindo a escuta ativa, a capacidade de receber críticas e feedbacks, a prática da empatia quando nos colocamos no lugar do outro e o respeito às diferenças.
Por tudo que descrevo acima, eu, como empresário, valorizo colaboradores com boa capacidade de relacionamento interpessoal. Algumas competências são possíveis de desenvolver qualificando ou capacitando o profissional, mas a capacidade de lidar de forma serena, madura e – sobretudo – harmoniosa, agregam imenso valor a uma equipe, contribuindo para um ambiente mais produtivo.
*Alessandro Carvalho de Miranda é engenheiro, empreendedor, escreve no blog www.liderancaemais.com.br
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