Claudia Cataldi, cientista política, jornalista e escritoraDivulgação

Onde é que nós estamos?
A quem queremos enganar?
Tenho certeza de que o assunto também está te inquietando.
Afinal, agora, há um verdadeiro enxame de celebridades auto proclamadas, que, através do pagamento mensal de US$ 14.99 nos Estados Unidos e R$ 55,00 no Brasil, se conferiram, a si mesmas, o chamado “Verified Badge”, que em bom português é o "Selo Verificado", a tal da estrelinha azul ao lado do nome do sujeito no Instagram.
Alguém pode me explicar que loucura é essa? Pois se todos sabemos que o troço foi comprado, qual a graça de tê-lo? Que distinção o registro confere?
O símbolo foi originalmente criado para atestar que pessoas verdadeiramente notórias não fossem confundidas com seus próprios perfis hackeados e copiados. Embora Facebook e Instagram não disponibilizem essa informação, ficou claro que, com o passar do tempo, o selo de verificação acabou se tornando um item de status dentro das plataformas. Só que agora, foi posto à venda primeiro nos EUA, onde de repente, assistimos vários amigos a “obterem”, assim que a liquidação começou.
Em seguida, foi a vez do Brasil, que também se rende ao antigo desejo de ser célebre e compra o que era para ser ganho. E a novidade, também disponível no Canadá, no Reino Unido, na Austrália, na Nova Zelândia e na Índia, vai ganhando espaço em outros países.
Ao comprador, a Meta - holding que abarca Facebook, Instagram e WhatsApp - oferece, junto com o selo azul, um kit que inclui novas camadas de segurança e recursos para o compartilhamento de conteúdos, como “figurinhas exclusivas";. Algo tipo promoção de supermercado: compre dois potes de margarina e ganhe uma sacola ecológica.
Qual a lógica disso? Todos sabemos que agora a marca azul depende de um depósito na conta da empresa criadora do sistema. 
É claro que a nova modalidade de aquisição do selo traz desconforto e até mesmo desconfiança a muitas personalidades que garantiram suas verificações por mérito. Assim, segundo rumores de sites especializados em tecnologia, a Meta estuda mudar a cor do selo de pessoas famosas e de renome, para distingui-las das pessoas comuns. As figuras públicas e reais celebridades devem ganhar a Verificação Dourada ou Gold Verification Badge, que pelo menos por enquanto, não estará à venda. Obtenha-a quem for capaz...
* Claudia Cataldi é cientista política, jornalista e escritora