Claudia MelloDivulgação
Nas unidades da SES-RJ em todo o estado, é possível ver, na prática, a dedicação às demandas femininas, tanto na ocupação de funções por profissionais capacitadas quanto no cuidado direto com a população.
No Hospital Estadual da Mulher Heloneida Studart (H Mulher), em São João de Meriti, funciona o Espaço Multivioleta — primeiro ambiente criado pelo estado para acolher vítimas de violência. Com abordagem humanizada, a equipe multidisciplinar conta com ginecologistas, psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros. Em março, o hospital completa 15 anos de atuação com profissionais treinados nos protocolos de atendimento e integração à rede de proteção estadual.
Outra referência é a maternidade do Hospital Estadual Azevedo Lima (HEAL), em Niterói, especializada em partos de alto risco. Inaugurada em março de 2023, a unidade tem 36 leitos distribuídos em 12 enfermarias, cada uma com nome de pássaro. Oferece estrutura moderna, com equipamentos novos e ambientes acolhedores, como a Sala de Apoio à Amamentação, que traz luz suave, cadeiras confortáveis e um design inspirado em ninhos.
Já o Hospital Estadual da Mãe, em Mesquita, se destaca pelo número de partos normais realizados.
O Espaço Corujinha, voltado ao incentivo à amamentação, oferece rodas de conversa e palestras sobre autocuidado, cuidados com o bebê e apoio psicológico. O local conta com enfermeira de plantão 24 horas, técnicas de enfermagem e equipe multiprofissional com nutricionista, psicóloga e assistente social.
No prédio-sede da SES, no Rio Comprido, mulheres em fase de aleitamento também encontram suporte. A Sala de Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta acolhe servidoras que retornam da licença-maternidade, ajudando a manter a amamentação exclusiva.
Neste mês, o mamógrafo móvel percorre diferentes regiões com exames gratuitos como mamografia, ultrassonografias de mama, tireoide, pélvica e transvaginal. As ações incluem municípios como Nova Iguaçu, Paracambi e Vassouras. Em 2024, mais de 19,5 mil exames já foram realizados. Os laudos podem ser acessados em www.rj.gov.br/saude/laudos.
A atuação da SES-RJ em favor das mulheres vai muito além de março. O cuidado com a saúde feminina é diário, contínuo e essencial. Porque garantir acolhimento, qualidade no atendimento e acesso a serviços é também investir no bem-estar de toda a sociedade.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.