Rafael ThompsonDivulgação
Uma cidade bem iluminada tem a criminalidade reduzida, previne acidentes de trânsito e promove o uso seguro de espaços públicos durante a noite. Além disso, a iluminação adequada fortalece o senso de comunidade e contribui para o desenvolvimento econômico das regiões comerciais e turísticas.
Há alguns anos, o furto de cabos de cobre tornou-se um problema recorrente na cidade do Rio de Janeiro. O produto, que tem um bom valor de revenda no mercado clandestino, atrai criminosos que danificam o parque de iluminação pública e lucram com sua comercialização. Porém, esse crime gera apagões em ruas, praças, túneis e vias expressas, o que compromete a segurança dos cidadãos.
O vandalismo, por sua vez, inclui desde a destruição de postes e luminárias até a depredação de sistemas de controle e sensores inteligentes. A necessidade de reparos frequentes e a substituição de equipamentos geram custos adicionais para o município.
Desde 2021, a RioLuz investiu mais de 29 milhões na reposição de todo material furtado da cidade. Dinheiro que poderia estar sendo investido em novos projetos de iluminação pública.
Para enfrentar essa questão, a RioLuz vem adotando medidas preventivas como: como a substituição de cabos de cobre por cabos de alumínio em pontos mais críticos, material que possui baixo valor de mercado, blindagem das caixas de passagem de cabos, instalação de caixas gradeadas para proteção das luminárias, eletrocalhas antifurto na fiação, tampões ferro com concreto, instalação de câmeras de videomonitoramento em pontos estratégicos para ajudar a coibir ações criminosas , campanhas de conscientização e canais de denúncia anônima que permitem que a comunidade colabore na identificação de suspeitos.
A iluminação pública é um serviço essencial para o bem-estar e a segurança na nossa cidade. No entanto, o furto de cabos e o vandalismo representam desafios que exigem ações integradas entre o poder público, as forças de segurança e a população. Investir em tecnologia, aumentar a fiscalização e conscientizar a sociedade são passos fundamentais para garantir que as cidades permaneçam iluminadas, seguras e acolhedoras para todos.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.