Equipes da Enel Rio e Polícia Civil agem contra furto de energia em Paraty.Divulgação/Enel Rio
Além de ser crime, o furto de energia afeta diretamente a qualidade do serviço prestado pela distribuidora e põe em risco a população, principalmente, as pessoas que manipulam a rede elétrica. As ligações irregulares podem causar curtos-circuitos e sobrecarga na rede, ocasionando interrupção no fornecimento de energia.
Para conscientizar a população sobre o perigo do furto de energia, a Enel Distribuição Rio realiza, além dos operativos, diversos projetos sociais em comunidades, com informações sobre o uso eficiente de energia elétrica, programas para geração de emprego e renda e revisão gratuita de instalações elétricas de consumidores com menor poder aquisitivo.
Os clientes que quiserem denunciar o furto de energia devem acessar https://www.enel.com.br/ ou o aplicativo Enel Rio. Não é necessário se identificar.
Sobre a Enel Distribuição Rio
A Enel Distribuição Rio, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.
Desligue os disjuntores internos para evitar curtos-circuitos;
Retire os equipamentos da tomada e deixe-os fora do alcance da água;
Em caso de inundações dentro de residências ou estabelecimentos, não entre em contato com as instalações elétricas;
O contato acidental de varas e remos com a rede elétrica pode causar graves acidentes, por isso evite circular em barcos e botes por locais onde a rede elétrica esteja muito próxima;
Nunca escale postes ou torres de energia elétrica para tentar se proteger das enchentes;
Não encoste em objetos metálicos como semáforos, postes de iluminação pública, pontos de ônibus, portões e grades em uma enchente.
Depois que o nível da água baixar, procure um eletricista para rever a instalação elétrica do imóvel antes de religar os disjuntores;
No caso de rompimento de fios elétricos, a orientação é ficar distante, evitando se aproximar dos cabos. Evite o contato com a água, principalmente, se estiver próxima de algum fio partido ou estrutura elétrica energizada, e acione imediatamente a Enel Distribuição Rio pelo 0800 28 00 120.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.