Evento ocorre em maio.Foto: Reprodução
Marcelo falou também que o evento tem potencial para impulsionar tanto o turismo de aventura em Petrópolis de forma consciente, quanto as práticas corporais de aventura presentes nas escolas, além de contribuir com o crescimento econômico, as pesquisas científicas e a melhoria da qualidade de vida.
“Esta edição será a primeira no estado do Rio de Janeiro, apresentando como diferencial uma aproximação com diversas áreas, engajando principalmente o turismo, e sendo uma ótima oportunidade para uma instituição, que possui um curso de Bacharelado em Turismo, e seus alunos de se aproximarem de um evento deste nível. Sem falar das parcerias com outras instituições como a Universidade Católica de Petrópolis e a Prefeitura de Petrópolis, o que representa uma oportunidade ímpar para capacitação dos professores do município sobre as temáticas abordadas”, ressaltou.
Inscrição e submissão de trabalhos
As inscrições para participar do evento estão abertas no site e têm preço promocional até o dia 31 de março. O evento também lançou um concurso fotográfico para quem estiver previamente inscrito no congresso, tendo como personagem central a montanha e/ou os esportes praticados na natureza. As inscrições podem ser feitas pelo site e vão até 31 de março.
Para quem tem interesse em apresentar um trabalho, o período de submissão está aberto até o dia 24 de março. Os trabalhos devem ser enviados para o e-mail trabalhos.cbaa.ciaa@gmail.com. As regras de submissão e os eixos temáticos estão disponíveis clicando aqui.
Programação
O CBAA-CIAA reúne diversas atividades em quatro dias de evento. A mesa de abertura será realizada no dia 22 de maio no Cefet/RJ Petrópolis, das 18h30 às 20h30, e abordará as “Perspectivas para a ciência e o ensino da aventura no Brasil”, com a participação de Dimitri Wuo Pereira, licenciado e mestre em Educação Física, doutor em Educação e autor do livro “Pedagogia da Aventura”; Gisele Maria Schwartz, licenciada e mestre em Educação Física, doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano e professora aposentada na Unesp; e Giuliano Pimentel, bacharel, licenciado, mestre e doutor em Educação Física e professor da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
De acordo com Marcelo Porretti, além das palestras, minicursos, oficinas e demais atividades previstas na programação, os participantes do congresso também serão convidados a realizarem práticas de aventura em um pré-evento, durante o evento e no pós-evento, como a travessia Petrópolis-Teresópolis e atividades com montain bike, vôo livre, quadriciclo, entre outras.
No site do evento, é possível ter mais detalhes sobre as atividades, sobretudo os minicursos, que acontecerão nos dias 22 e 23 de maio no Cefet/RJ Petrópolis. Maiores informações também pelo perfil do CBAA-CIAA no Instagram.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.