Decisão do Mountain Bike será neste domingoFoto: Felipe Almeida
Serão percursos desafiadores para os dois dias de competição, com distâncias para todos os níveis de preparação. No sábado serão disputadas as provas de Trail Run - Short 8km, Mid 16km, Long 32km e Ultra 56km -, já no domingo, será a vez da galera do pedal entrar em ação nas provas de MTB Light 25km e MTB Pro 50km. Em Petrópolis haverá também a modalidade de Duathlon, que combina corrida de montanha (Trail Run) e Mountain Bike, além da Kids Race, onde os pequenos são incentivados desde cedo à prática esportiva e o contato com a natureza. Nesta etapa, o Desafio WTR Zerando a Montanha by Strava será destinado a homens e mulheres do Trail Run Ultra 56km e MTB Light 25km.
Na edição 2023, a WTR Serra do Mar recebeu mais de 1.500 atletas e a expectativa é de mais uma edição com recorde de participantes, pois 90% das inscrições já se esgotaram. Rodrigo Isaac, diretor de prova e sócio-diretor da Speed Eventos Esportivos, que juntamente com a 213 Sports (vertical de esportes da V3A) e a AEESB realizam e promovem o evento, adianta como será o percurso: “Essa é uma etapa cercada por montanhas icônicas da região e os atletas de Trail Run vão cruzar pela Pedra do Cuca, Pedra da Índia, Morro das Três Pedras e também passam próximo a Rebio de Araras (Reserva Biológica Estadual). São trilhas com lugares maravilhosos, mas caso o dia esteja chuvoso exigirá mais preparo e o percurso ficará ainda mais desafiador”. Já para a turma do Mountain Bike, Isaac ressalta que podem esperar por subidas fortes. “Os atletas vão pedalar em direção a Marcos da Costa, a Paty dos Alferes e até próximo a Miguel Pereira. Será uma boa distância subindo e descendo montanhas e depois passando pela Trilha do Século XVIII e a Trilha da Tia Amélia”, completa.
Ranking WTR - Após passar por seis etapas em três estados: Grumari (RJ), Nova Lima (MG), Cabo Frio (RJ), Miguel Pereira (RJ), Floresta da Tijuca (RJ – etapa especial que não pontuou para o ranking) e Campos do Jordão (SP), agora é hora de conhecer os campeões do Ranking WTR. O ranking foi criado há dois anos com intuito de desafiar ainda mais os atletas. Conheceremos também os primeiros campeões de Mountain Bike, que ganhou ranking de toda a temporada neste ano de 2024. A última etapa vale 10 mil pontos e a disputa será acirrada e promete.
Bicampeã na Short (2022 e 2023), Sandra Martins, lidera com folga o ranking e está praticamente com o tricampeonato assegurado, após vencer cinco etapas. “Fico aqui pensando em tudo que vivenciei nestes três últimos anos na WTR, nas vitórias e superações. Em 2019 fiz minha primeira competição no evento e de lá pra cá fico feliz também em ver como a WTR está crescendo. Agora, é focar e rumo ao tricampeonato consecutivo”, diz a atleta de Niterói, nascida em Paulo Afonso (BA).
Atrações abertas ao público - O acesso à Arena WTR é aberto ao público e também será local de largada e premiação. Na programação, shows no palco Heineken 0.0 com banda da cidade, lojas de patrocinadores, degustação de produtos Mombora e a WTR Store. Os atletas poderão também usufruir de recovery gratuito da Toff, com massagem e piscina de crioterapia, test drive com tênis da ON e a personalização de medalhas oferecida pela The North Face. Haverá, ainda, uma ativação da Oggi Bikes, com mecânica para os atletas de MTB. E para criançada, um parquinho e também animação durante o aquecimento da Kids Race.
Legado socioesportivo – A WTR transcende a competição e impacta também o turismo e a economia local. Um dos principais pilares da Liga é prezar pela sustentabilidade, respeitar e cuidar da natureza e também deixar um legado nas cidades por onde passa. Ações como limpeza das trilhas no pré, durante e pós-prova, eliminação de uso de copos plásticos descartáveis nos pontos de abastecimento e a reciclagem dos resíduos gerados no evento já são práticas constantes. A WTR foi o primeiro evento outdoor a atingir a meta de Lixo Zero na etapa da Floresta da Tijuca, em setembro. Em todas as etapas são feitas parcerias com entidades locais. Em Petrópolis, as doações recebidas na etapa serão direcionadas para o Instituto Caminho da Roça. Trata-se de um projeto que promove desenvolvimento social, ambiental e econômico oferecendo cursos técnicos e aulas gratuitas de esportes.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.