Obra prevê implantação de trevo de acesso ao município de Queimados.Foto/ Divulgação
O principal objetivo é ampliar a capacidade de tráfego de uma das mais importantes rodovias do país, além de oferecer mais fluidez ao trânsito através da construção de novas faixas adicionais e vias marginais.
Com investimento de aproximadamente R$ 997 milhões de reais, as obras contemplam cerca de 35,24 km de vias marginais, 89,78 km de faixas adicionais na via expressa, 20 passarelas de pedestres, 80 pontos de ônibus, implantação de trevo de acesso ao município de Queimados, 92 acessos, quatro alças de conexão, dentre outras melhorias. Além disso, será disponibilizado um Ponto de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros, no km 209+800, em Seropédica.
A obra tem previsão de término em 2028 e vai gerar cerca de seis mil empregos diretos e indiretos. A maior parte da mão de obra será absorvida pelos municípios que cortam a rodovia, levando crescimento econômico e desenvolvimento para a região.
Para trazer mais segurança aos usuários, de acordo com a EcoRioMinas, será implementado o hard shoulder, intervenção que utiliza o acostamento como faixa de rolamento no caso de acidentes e panes mecânicas, com o objetivo de minimizar interrupções de tráfego. A sinalização horizontal e vertical será revitalizada, conforme necessidade, e os dispositivos de proteção e segurança do trecho, como defensas metálicas e olhos de gato também serão recuperados.
O projeto também prevê a realização de diversas melhorias tecnológicas na rodovia, como a implantação de iluminação inteligente, que consiste em lâmpadas com ajustes automáticos compatíveis com a intensidade da luz e de acordo com a necessidade. A previsão é para o quinto ano de concessão, em 2027.
Sustentabilidade e Acessibilidade
Para garantir a segurança e conforto das pessoas que transitam pelas passarelas localizadas na rodovia, as calçadas e passeios de acesso às rampas serão readequados e vão permitir acesso a portadores de necessidades especiais, seguindo a norma NBR 9.050/2004.
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