O equipamento de mamografia do governo estadual permanece até sábado no pátio da Igreja Matriz Foto Secom/Divulgação
Mamógrafo instalado no centro da cidade deve realizar 500 atendimentos até sábado
Medida teve início nesta terça-feira e faz parte do Dia Nacional da Mamografia (cinco de fevereiro)
Quissamã – O Dia Nacional da Mamografia (cinco de fevereiro) não passará em branco no município de Quissamã. Através de parceria com o governo do Estado do Rio de Janeiro, a prefeitura de Quissamã instalou o Mamógrafo Móvel, a partir desta terça-feira (30), até sábado (3), no Pátio da Igreja Matriz, no centro da cidade, com expectativa de realizar cerca de 500 atendimentos no período.
Segundo a prefeita Fátima Pacheco, é uma importante ação para garantir saúde e vida longa para as mulheres de Quissamã: “A prevenção garante uma vida saudável. Agradeço a parceria do Governo do Estado em mais uma ação em prol da população do nosso município". O vice-prefeito Marcelo Batista reforça: “Essa é uma importante parceria em prol da saúde e bem-estar da nossa população”.
Marcelo Batista observa que “as mulheres não vão precisar se deslocar para outras cidades; o caminhão da saúde é exatamente para trazer acolhimento e comodidade”. A secretária de Saúde, Milena Viana, ressalta que, além da mamografia, o Mamógrafo Móvel também realiza ultrassonografia.
“Os pacientes com indicação médica para realizar estes exames devem procurar o Complexo Regulador para o agendamento”, orienta a subsecretária, Sabrine Pereira, pontuando: “Nossas equipes estão preparadas para fazer o atendimento”.
Milena Viana explica que, durante a recepção às pacientes, agentes de combate a endemias orientaram as mulheres sobre os cuidados no combate ao mosquito Aedes aegypti: “Essa condição climática de sol e chuva favorece a proliferação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus”.
A secretária lembra que o estado do Rio já tem um novo alerta de epidemia: “Precisamos cuidar da nossa casa, da gente e dos nossos; pedimos que deixem os agentes de combate aos focos dos mosquitos entrarem em suas casas para a revisão, cuidados e orientações necessárias”. Milena Viana defende a participação da população fundamental contra a proliferação do Aedes aegypti.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.