Pesquisadores da Embrapa e técnicos realizam colheita experimental no Horto Municipal de QuissamãFoto: Divulgação

Quissamã - Técnicos da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca de Quissamã e pesquisadores da Embrapa Mandioca e Fruticultura, da unidade de Cruz das Almas-BA, realizaram na quarta-feira (30), o quarto ciclo de testes para selecionar os melhores genótipos de mandioca no Horto Municipal Hermes de Souza. Foram colhidos e analisados 43 genótipos voltados à indústria e 18 para consumo direto, considerando produtividade, resistência a doenças, e teor de amido.
O Horto Municipal tem sido um importante centro para desenvolvimento de novas tecnologias agrícolas que beneficiam diretamente os produtores locais, especialmente os da agricultura familiar. Essas iniciativas colaboram para reduzir custos e aumentar a produtividade das culturas, com o apoio de parceiros como a Embrapa, que, além da mandioca, está conduzindo experimentos com diversas frutas, como acerola, uva e café.
Essa cooperação busca tornar a produção mais lucrativa para os agricultores da região. “A Embrapa está implantando os experimentos e capacitando técnicos locais para repassar o conhecimento aos produtores, promovendo a inovação e a rentabilidade no campo,” ressaltou o pesquisador Dimmi Barbosa.
Pesquisadores da Embrapa e técnicos realizam colheita experimental no Horto Municipal de Quissamã - Foto: Divulgação
Pesquisadores da Embrapa e técnicos realizam colheita experimental no Horto Municipal de QuissamãFoto: Divulgação