Cachoeira em Resende (RJ)Foto: Divulgação/ Prefeitura Municipal de Resende
Em 2024, apenas 145 municípios brasileiros foram incluídos na cobiçada “categoria A”, sendo que 17 deles estão localizados no estado do Rio de Janeiro. O Ministério do Turismo utiliza critérios como o volume de visitantes e a quantidade de empregos diretos gerados pelo setor para realizar a classificação.
O secretário municipal de Turismo, Tiago Diniz, atribuiu o reconhecimento ao trabalho contínuo realizado na cidade. Ele destacou que as riquezas naturais de Resende são um grande atrativo e que o município tem se mostrado cada vez mais preparado para receber visitantes.
Para integrar o Mapa do Turismo Brasileiro, os municípios precisam atender aos critérios estabelecidos pela Portaria Ministerial nº 41/2021. Exige-se, entre outros pontos, a existência de uma secretaria ou departamento dedicado ao turismo, uma Lei Orçamentária específica, cadastro regular de prestadores de serviços turísticos no CADASTUR, um Conselho Municipal de Turismo ativo e instâncias de governança regional. Resende atendeu a todas essas exigências, consolidando-se como referência no setor e fortalecendo sua posição como destino turístico de excelência.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.