Desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), o SEI será implantado em todas as secretarias e coordenadorias da Administração Pública de Resende. O software é disponibilizado sem custos para o município, por meio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, gerando uma significativa economia aos cofres públicos.
A implementação completa do Sistema Eletrônico de Informações será dividida em quatro etapas principais: Preparação, Capacitação, Implementação e Sustentação. A assinatura do Acordo de Cooperação Técnica marca a fase inicial desse projeto. O objetivo é reduzir custos, otimizar fluxos de trabalho, facilitar o acompanhamento dos processos e garantir maior transparência nos trâmites administrativos. De acordo com a equipe responsável, a implantação do sistema deve ser finalizada até o final do primeiro semestre de 2025.
O prefeito Tande Vieira enfatizou a relevância do acordo, que também é fruto do trabalho iniciado pela gestão anterior, liderada pelo prefeito Diogo Balieiro.
Capacitação dos servidores
Na próxima etapa, o Governo do Estado promoverá treinamentos com os servidores de todas as secretarias e coordenadorias da Prefeitura. Além das reuniões presenciais, os servidores terão acesso a um curso online de 20 horas sobre as funcionalidades do SEI, certificado pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.