Davi Galvão recebe certificado do secretário municipal de educação, Renan FerreirinhaReginaldo Pimenta/Agência O Dia

Rio - Alunos dedicados, responsáveis orgulhosos e educadores da rede Municipal de Educação do Rio encheram a casa de shows Vivo Rio, no Aterro do Flamengo, na manhã desta terça-feira. Com a presença do secretário municipal de Educação, os estudantes que se destacaram neste ano letivo receberam um certificado de excelência assinados pelo secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, e pelo prefeito Eduardo Paes.

O encerramento da jornada de estudos contou com apresentação de coral e dança dos alunos. As crianças celebraram o feito e saíram recompensadas para curtir as férias.

Ian Máximo dos Santos estuda no oitavo ano da Escola Municipal Engenheiro João Thomé, em Padre Miguel, na Zona Oeste do Rio. Quando o assunto é escola, ele é versátil. As matérias preferidas são matemática, português e educação física. O segredo pra ir bem nas provas é relembrar tudo que foi aprendido no semestre: "Tento relembrar tudo que estudei e por tudo em prática", contou.

Após o ano concluído com sucesso, o jovem vai aproveitar uma temporada na casa do irmão na Barra da Tijuca: "Vou para a casa do meu irmão, perto da praia, e sair bastante: ir no cinema, jogar bola, ir à praia", enumerou.

Já o pequeno Davi Galvão, do CIEP Samuel Wainer, na Tijuca, foi certeiro sobre como pretende aproveitar o recesso: "Eu vou ler meu livro", contou o aluno do 2º ano. Encantado por inglês, o menino participa das atividades em aula e recebe ajuda da mãe quando tem dever de casa. "É difícil vir, mas quando vem, eu ajudo a fazer. Ajudo, mas não faço o dever por ele", ressaltou Samira Galvão.

A secretária de 39 anos conta que se sente orgulhosa com o resultado da dedicação de Davi e do esforço da família para garantir seus estudos. "É o retorno do trabalho de um ano. A gente não mora perto do colégio. Escolhemos essa escola por ser perto do meu trabalho. Enfrentamos transporte público lotado, chuva e sol, mas estamos sempre incentivando o filho a estudar", reforçou Samira.

Ao falar com profissionais de Educação, responsáveis e alunos, o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, contou que quando criança, gostava de mostrar seu boletim para a avó, que lhe presenteava com um sorvete. O secretário disse considerar importante dar um retorno para aqueles que se esforçaram e dedicaram durante o ano.

"A gente tem orgulho na nossa rede toda. Mas vocês tiveram uma performance, que a gente queria parabenizar ainda mais. Um estudo muito bacana, um comportamento muito especial e frequência. Lugar de criança é na escola de segunda a sexta. Vocês mandaram muito bem", afirmou.
Anna Paula Nascimento Silva com o filho Victhor Gabriel, de 8 anos, durante encerramento do ano letivo da Rede Municipal de Educação do Rio - Reginaldo Pimenta/ Agência O DIA
Anna Paula Nascimento Silva com o filho Victhor Gabriel, de 8 anos, durante encerramento do ano letivo da Rede Municipal de Educação do RioReginaldo Pimenta/ Agência O DIA


O efeito que a homenagem teve no Victhor Gabriel, de 8 anos, foi de estímulo. "Ele se emocionou e falou: 'mãe, eu quero ser melhor pra voltar aqui", contou a mãe Anna Paula Nascimento Silva. O aluno do 2º ano da Escola Municipal Roberto Burle Marx, em Curicica, ficou surpreso quando descobriu o motivo de ter sido convidado para o evento.

No Vivo Rio, as crianças foram recebidas com diploma, que valoriza a aprendizagem e assiduidade escolar. "O mérito do interesse dele é da professora. Ela estimula o aprendizado, valoriza o respeito às diferenças e faz a aula ser agradável", elogiou Anna Paula.
Clarice Braga, de 8 anos, recebe certificado acompanhada da mãe Letícia Braga - Reginaldo Pimenta/ Agência O DIA
Clarice Braga, de 8 anos, recebe certificado acompanhada da mãe Letícia BragaReginaldo Pimenta/ Agência O DIA


Colega de Victhor, a Clarice, de 8 anos, ficou animada em participar do evento. A mãe, Letícia Braga, também achou emocionante participar da festa em reconhecimento aos alunos. "Ela ficou toda feliz. Sempre foi uma aluna de destaque, mas foi a primeira vez que participou de um evento assim", contou a engenheira de produção. "Também acaba sendo muito emocionante participar desse reconhecimento. Muito legal ver toda essa mobilização de todas as escolas", completou.
Myrela Lima Magalhães,14, recebe certificado de excelência acompanhada do pai Rodrigo Barcelos Magalhães - Reginaldo Pimenta/ Agência O DIA
Myrela Lima Magalhães,14, recebe certificado de excelência acompanhada do pai Rodrigo Barcelos MagalhãesReginaldo Pimenta/ Agência O DIA
O pai da aluna Myrela Lima Magalhães, 14, também atribui à escola, a Panamá, no Grajaú, o desenvolvimento da filha. "Ela se desenvolveu muito nessa escola. Sempre com notas boas. Nas reuniões, a gente sempre recebeu muito elogios. A escola fez ela ter essa evolução toda", elogiou Rodrigo Barcelos Magalhães.

O taxista e mecânico instalador de GNV disse que ficou muito feliz com o reconhecimento da filha, que classifica como estudiosa, determinada e autônoma. "Achei muito legal esse incentivo. Ela também ficou muito feliz. Nem conseguiu dormir direito", contou o pai de Myrella.