Novo secretariado posou para foto junto com o governador Cláudio Castro no Palácio GuanabaraEstefan Radovicz / Agência O Dia

Rio - O governador Cláudio Castro (PL) deu posse a seus 32 secretários na manhã desta segunda-feira (2) em cerimônia realizada no Palácio Guanabara, em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio. O governo conta com novos nomes e novas pastas como a da Mulher, de Habitação e Intergeracional de Juventude e Envelhecimento Saudável. Castro ainda anunciou a extensão do programa de ocupação policial Cidade Integrada, iniciado no Jacarezinho e na Muzema, para as comunidades Pavão-Pavãozinho, em Copacabana, e no Cesarão, em Santa Cruz, Zona Oeste.
O evento começou com a revista da Tropa Palaciana pelo governador Claudio Castro em frente à fachada do Palácio Guanabara. A posse dos novos secretários começou às 11h com a execução do hino nacional pela banda da guarda palaciana no Jardim de Inverno do edifício. O governador e o vice-gevernador Thiago Pampolha (União Brasil) assinaram um termo de posse. O governador jurou respeitar a constituição e honrar o povo fluminense.
Na sequência, deu-se início a posse do secretariado. A cerimônia contou com a presença do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD) e do arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta.
A nova equipe foi anunciada por Castro na última sexta-feira (30). Os nomes foram publicados no Diário Oficial neste domingo (1º), mesmo dia que o governador tomou posse no Palácio Tiradentes, antiga sede da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).
No início do discurso, Cláudio Castro dedicou um minuto de silêncio ao Papa Emérito Bento XVI, morto no último dia 31, e ao Monsenhor Jonas Abib, que faleceu no último dia 12. No último domingo, durante a cerimônia de posse, o governador já havia pedido um minuto em memoria de Pelé e das vítimas da Covid-19 no Estado do Rio. Ao fim de seu pronunciamento, Castro agradeceu ao seu partido PL e ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), no que foi fortemente aplaudido pelos convidados.
"Me ajudou muito nessa trajetória. Não posso deixar de reconhecer minha inteira gratidão a ele", afirmou o governador sobre Bolsonaro. O governador esteve no domingo em Brasília para a posse do presidente Lula e mantém uma Secretaria Extraordinária de Representação do Governo em Brasília, cujo titular é André Moura.
Em seu discurso, Castro garantiu que vai manter articulação com o Governo Federal. "O futuro do Brasil passa pelo Rio de Janeiro. Não existe povo brasileiro feliz sem a alegria do nosso povo fluminense. Por isso, nos próximos quatro anos temos desafios que requerem união de esforços para articulação junto ao Governo Federal", disse.
Castro também cumprimentou seu secretariado pela eleição no primeiro turno. "Nessa jornada, tive o privilégio de contar com secretários e secretárias dedicados, competentes, experientes. O maciço apoio popular registrado nas urnas é possível pelo esforço dos secretários", ressaltou. O governador citou nominalmente dois de seus secretários: o da Casa Civil, Nicola Miccione, pela concessão da Cedae; e o secretário da Polícia Militar, Coronel Luiz Henrique Marinho Pires.

"Torno pública minha admiração pela condução da PM, sobretudo nesse Réveillon quando a polícia deu um show de organização" disse, estendendo agradecimento às forças civis e militares e aos policiais penais.
Durante sua fala, o vice-governador Thiago Pampolha (União Brasil) reforçou o compromisso com o povo fluminense. Pampolha tomou posse como Secretário de Ambiente e Sustentabilidade. Muito aplaudido pelos convidados, ele agradeceu ao governador Cláudio Castro por ter composto a chapa eleita. "A nossa relação só tende a se solidificar", afirmou.

Pampolha disse que ingressou na vida política aos 22 anos e que acredita no poder de transformação da política. "Aquele jovem de Bangu que tinha o sonho de fazer a diferença em sua comunidade ainda está aqui", completou.
O novo secretário estadual de Saúde, Dr. Luizinho, afirmou que a prioridade da gestão será o atendimento de alta complexidade nas especialidades de cardiologia e oncologia. "Vamos entrar com muita força e resolver esse problema. As pessoas estão aguardando a anos em filas", comentou. Ele também ressaltou a proximidade com a ministra da Saúde Nísia Trindade, ex-presidente da Fiocruz, para articular parcerias no estado, inclusive em unidades federais. "Temos uma relação histórica com a ministra Nísia. Tenho certeza que ela vai poder fazer um projeto diferenciado para os hospitais federais. Mas vamos focar nas nossas unidades", disse Luizinho.
Dr. Luizinho ainda anunciou que será inaugurado o Instituto Estadual do Cérebro, no primeiro semestre, e o Rio Imagem Baixada, com capacidade de realizar 5 mil exames por dia, ainda neste ano. O Hospital de Oncologia de Friburgo também terá a estrutura física finalizada neem 2023, mas ainda precisará receber equipamentos de radiologia e quimioterapia.
O ex-prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis (MDB), que foi candidato a vice na chapa junto com Castro, assumiu a Secretaria de Transportes e Mobilidade. Reis destacou a volta do trecho da Linha Vermelha entre a Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio, até a Baixada Fluminense para a administração estadual. A via estava sob responsabilidade do município. "Hoje mesmo iniciei a retomada da Linha Vermelha da Ilha até a Baixada. Ela foi estadualizada. Madrugamos lá. Uma limpeza enorme. Já vamos licitar asfalto, monitoramento, iluminação e sinalização", garantiu.
Questionado sobre propostas para melhorar o transporte ferroviário, Reis (MDB) fez um alerta a criminosos para que parem de praticar furto de cabos, o que vem prejudicado o funcionamento dos trens. "Já peço a essa bandidagem para não roubar cabo que a gente vai botar a polícia em cima e vai ter que devolver o cabo. O governador me deu essa determinação e nós vamos de madrugada aonde for buscar esses cabos com a polícia. O trem não vai parar", afirmou.

Promessas para novo mandato
Durante seu pronunciamento nesta segunda-feira, o governador fez uma série de promessas para o mandato que se iniciou no domingo (1). Entre as obras de infraestrutura mencionadas estão a conclusão das obras da subida da serra de Petrópolis e a conclusão da estrada ferroviária EF-118, que vai ligar Anchieta, no Espírito Santo, ao Porto do Açu, no Rio de Janeiro.
Castro afirmou que também vai construir um gasoduto ligando a Baía de Santos ao Porto de Itaguaí, onde será instalado uma unidade de processamento de Gás Natural. O governador também prometeu concluir as obras da usina nuclear de Angra 3 e retomar a indústria naval no Estado do Rio.
 
Conheça o secretariado
- Thiago Pampolha (União Brasil): Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade;
- Heloísa Aguiar: Secretaria da Mulher;
- Alexandre Isquierdo: Secretaria Intergeracional de Juventude e Envelhecimento Saudável;
- Bruno Dauaire: Secretaria de Habitação;
- Dr. Luizinho (Progressistas): Secretaria de Saúde;
- Washington Reis (MDB): Secretaria de Transportes e Mobilidade;
- Patrícia Reis: Secretaria de Educação;
- Nicola Miccione: Casa Civil;
- Rodrigo Bacellar (PL): Secretaria de Governo;
- Kelly Mattos: Secretaria de Trabalho e Renda;
- Rafael Picciani: Secretaria de Esporte e Lazer;
- Jair Bittencourt: Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento;
- Dr. Serginho (PL): Secretaria de Ciência e Tecnologia;
- Rosângela Gomes: Secretaria de Assistência Social;
- Gustavo Tutuca: Secretaria de Turismo;
- André Moura: Secretaria Extraordinária de Representação do Governo em Brasília;
- Demétrio Farah: Controladoria-Geral do Estado (CGE);
- Eduardo Merlin: Rioprevidência;
- Uruan Cintra: Secretaria de Infraestrutura e Cidades;
- Vinicius Farah: Secretaria de Indústria e Comércio;
- Hugo Leal: Secretaria de Óleo, Gás, Energia e Indústria Naval;
- Rodrigo Abel: Gabinete do Governador;
- Leonardo Lobo: Secretaria de Fazenda;
- Nelson Rocha: Secretaria de Planejamento;
- Coronel Henrique Pires: Secretaria de Polícia Militar;
- Fernando Albuquerque: Polícia Civil;
- Leonardo Monteiro: Defesa Civil e Bombeiros;
- Maria Rosa Lo Duca Nebel: Secretaria de Administração Penitenciária;
- Edu Guimarães: Gabinete de Segurança Institucional;
- Igor Marques: Subsecretaria de Comunicação;
- Danielle Barros (Solidariedade): Cultura;
- Mauro Frias: Transformação Digital;
- Bruno Dubeaux: Procuradoria-Geral do Estado.