Espadas artesanais apreendidas pela Seop nesta terça-feira (3)Divulgação
A captura é resultado de uma operação, realizada pela pasta desde dezembro, para apreender materiais deixados por usuários de drogas, além de abordar pessoas em vulnerabilidade social. Na tarde desta segunda-feira (2), em Ipanema, foram apreendidos cinco pinos de cocaína, isqueiros, quatro cachimbos, um cartucho deflagrado e um bastão de ferro.
"As pessoas em situação de rua também são uma questão de ordem pública e isso fica evidente na medida em que nós estamos apreendendo diversos materiais passíveis de utilização para crimes, drogas, simulacros de armas de fogo, armas brancas”, afirmou o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.
Só em dezembro, foram encontradas mais de 100 facas, 40 barras de ferro, marretas, além de dois simulacros de fuzil e um de revólver. “Nós continuaremos dando esse enfoque para essas operações, especialmente na área central da cidade e na Zona Sul, áreas que concentram grande parte dessas pessoas que infelizmente acabam usando o espaço público de forma irregular, tendo em vista que o espaço público não pode ser ocupado por ninguém," disse.
A Seop informou que realiza ações de abordagem em conjunto com a Secretaria de Assistência Social (SMAS) diariamente em diversos bairros da cidade.
Ações da Seop na Zona Oeste
Já na tarde de segunda-feira (2), um homem também foi preso por furtar um extintor de incêndio na estação Terminal Centro Olímpico, em Jacarepaguá. A equipe foi acionada pela Central de Comando e Controle (CCO) da Mobi-Rio logo após o homem ter desembarcado do articulado, furtado o extintor e fugido do local, seguindo em direção à estação Vila Autódromo. Ele foi encontrado próximo a uma pista de skate, junto com outros dois homens e uma mulher. Todos estavam com cigarros de maconha para consumo próprio. O caso foi encaminhado para a 16ª DP (Barra da Tijuca).
No último sábado (31), dois homens e uma mulher foram detidos por furtarem três mangueiras de combate a incêndio na estação Terminal Centro Olímpico. Agentes do CCO foram acionados, mas os suspeitos já haviam embarcado e seguido para a Estação Rio2, na Barra, com o material. A equipe foi até o local e conseguiu identificar o trio e recuperar as mangueiras. Os três foram conduzidos à 16ª DP, onde o caso foi registrado.
“Essas prisões são importantes para ficar claro que o BRT Seguro faz o patrulhamento, atua imediatamente em contato com o centro de operações da MobiRio, e que a quantidade de prisões expressivas mostra realmente o trabalho de segurança pública. É importante que o município colabore com as polícias, e o BRT Seguro cumpre bem esse papel", explicou Carnevale.
O BRT Seguro foi implementado em junho de 2021 e, desde então, já realizou 1.594 prisões por roubo, furto, depredação, importunação sexual e tráfico de drogas, além de ter registrado 6.220 multas por evasão de passagens.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.