Ação apreendeu cerca de 20 kg de cobre sem procedência em ferro-velho no CentroDivulgação/Seop

Rio - Uma ação da Secretaria de Ordem Pública (Seop), da Polícia Civil e da Guarda Municipal fiscalizou ferros-velhos, nesta quinta-feira (5), no Centro do Rio e na região do Santo Cristo. Os agentes apreenderam 20 quilos de cobre e um estabelecimento foi multado.

De acordo com a Seop, o estabelecimento foi punido por não ter câmeras de monitoramento, o que é obrigatório por lei, conforme o decreto 50.225. No caso dos fios de cobre apreendidos, os proprietários do ferro-velho foram conduzidos para a Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), na Cidade da Polícia, onde responderão sobre a origem do material.


"Nós realizamos diariamente operações de fiscalização em ferros-velhos por toda a cidade. Nessas ações, além de verificar a regularidade dos estabelecimentos, também buscamos encontrar cobre e itens oriundos de furtos de materiais da Prefeitura e de concessionárias do município, além de atuar também na checagem do uso de câmeras por parte dos ferros-velhos", afirmou o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.

A Prefeitura do Rio informou ainda que somente no ano passado foram apreendidas cerca de 6 toneladas de fios de cobre e outros materiais metálicos irregulares. O prejuízo estimado da prática criminosa em 2022 foi de R$ 5 milhões.

Além da Seop, da Polícia Civil, e da Guarda Municipal, também participaram da ação a Comlurb, a Light e a Águas do Rio. As empresas atuaram na checagem das instalações de água e energia.