Acidente entre ônibus da viação Tinguá e trem da SuperVia deixa 12 pessoas feridas em Nova IguaçuPedro Ivo/Agência O Dia

Rio - Doze pessoas ficaram feridas em um acidente entre um ônibus da viação Tinguá e trem do ramal Japeri, no início da manhã deste sábado (14), em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Acidente aconteceu no momento em que coletivo da linha 491 (Austin/Central) tentava atravessar passagem de nível no bairro de Austin. 
De acordo com o Corpo de Bombeiros, sete homens e cinco mulheres que estavam nos dois transportes tiveram escoriações leves. Dessas vítimas, sete foram levadas para o Hospital Geral de Nova Iguaçu, na Posse. As outras vítimas foram atendidas no local pelo Serviço de Atendimento Móvel de Emergência (Samu).
Por conta do acidente, a circulação no ramal Japeri foi interrompida entre 6h e 11h, quando foi confirmada a retirada do coletivo atingido pela composição. Durante esse período, as viagens partiam direto de Austin em direção à Central do Brasil. Nas estações de Queimados, Engenheiro Pedreira e Japeri, além da extensão Paracambi, a circulação ficou paralisada.
Relatos de testemunhas dão conta de que o acidente teria acontecido porque o sinal sonoro da passagem de nível, que avisa motoristas da aproximação da composição, não estava funcionando. 
Em nota, a SuperVia negou que o aviso sonoro estivesse inoperante e disse que o motorista não respeitou a sinalização da passagem em nível nas proximidades da estação Austin, causando o acidente. O Grupamento de Policiamento Ferroviário (GPFer) foi acionado para o local.
"A SuperVia lembra que de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (Lei Federal nº 9503/97), os trens têm preferência de passagem em relação aos demais veículos. Buscar sinais de aproximação dos trens é uma conduta prudente e necessária que deve ser adotada por todos ao atravessar a linha férrea. A concessionária acredita que é de grande importância o respeito à sinalização por todo motorista ou pedestre ao cruzar a linha férrea no intuito de evitar acidentes, que colocam em risco a vida das pessoas e causam prejuízos à circulação", finalizou a concessionária.
Em nota, a Viação Tinguá lamentou o ocorrido e disse que presta assistência aos passageiros feridos no ônibus. "A empresa está à disposição das autoridades para colaborar na investigação da polícia, que apontará as causas do acidente", declarou.