Agentes da Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP) atuam nas favelas do Turano, Paula Ramos e da ChacrinhaReprodução / Google Street View

Rio - A Polícia Militar (PM) realiza operações em diversos pontos da Zona Norte do Rio, além de São Gonçalo e Magé, na Região Metropolitana, durante a manhã desta terça-feira (17). Um cativeiro ilegal de animais silvestres foi desativado pela PM e 12 pássaros, além de 12 jabutis e uma tartaruga foram apreendidos. Até o momento, não há informações sobre feridos ou prisões.

De acordo com a PM, agentes da Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP) atuam nas favelas do Turano, Paula Ramos e da Chacrinha, no Rio comprido, na Zona Norte do Rio, para coibir movimentações criminosas relacionadas a roubos de carga e roubos de veículos, além de desmantelar um grupo especializado em desmanche e adulteração de veículos. Segundo a corporação, a operação foi encerrada sem saldo operacional.
Equipes do 9° BPM, 18º BPM e 41º BPM realizam uma operação conjunta nas comunidades da Primavera e Fazenda, em Cavalcante e Vaz Lobo respectivamente, também na Zona Norte, para averiguar informações do Disque Denúncia sobre o esconderijo de armas e drogas nas localidades, além de reprimir as ações de criminosos que atuam em roubos de veículos e de cargas na região.
Durante a ação os policiais encontraram um cativeiro ilegal de animais silvestres em uma das casas da região. No imóvel foram apreendidos doze jabutis, dois tucanos, dois gaviões, dois papagaios, duas maritacas, um trinca-ferro, uma araponga, um canário da terra, um melro (pássaro), um matamatá (tartaruga).
Diversas aves silvestres, incluindo dois tucanos, foram apreendidas pelos policiais - Divulgação / PMERJ
Diversas aves silvestres, incluindo dois tucanos, foram apreendidas pelos policiaisDivulgação / PMERJ


Já no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, policiais do 7° BPM realizam uma operação para verificar denúncias sobre o esconderijo de armas e drogas, além da retirada de barricadas para a desobstrução de vias públicas. Até o momento, foram retirados alguns obstáculos que eram utilizados como barreiras pelos criminosos, para impedir a aproximação de blindados da PM. A operação já foi encerrada, mas não há informações sobre prisões, apreensões ou feridos.
Na comunidade da Lagoa, em Magé, equipes do 34º BPM e do 15° BPM, atuam para coibir movimentações criminosas e retirada de barreiras físicas, além de garantir a segurança de uma equipe da Petrobras Transporte (Transpetro), que realiza uma inspeção em tubulações de petróleo que passam pelo local.
De acordo com a PM, os agentes realizavam patrulhamento em um dos pontos da comunidade quando foram atacados a tiros por um grupo de criminosos, dando início a um confronto. Após o fim dos disparados, um suspeito foi encontrado ferido. Os policiais acionaram o Corpo de Bombeiros e o homem foi socorrido ao Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias, mas não resistiu aos ferimentos.

Com ele, a PM apreendeu um revólver calibre 38, além de uma mochila contendo três artefatos explosivos, 35 pinos de cocaína, 135 “sacolés” de maconha, 20 pedras de crack e um rádio comunicador com base.

O caso foi encaminhado à 60ª DP (Campos Elíseos).
Escolas fechadas
Segundo a Secretaria Municipal de Educação (SME), devido às as operações policiais realizadas nesta terça-feira (17),  duas escolas na região que inclui as comunidades do Turano, Paula Ramos e Chacrinha , no Rio Comprido foram impactadas.
A pasta ressaltou que o ano letivo ainda não se iniciou, portanto as unidades da rede municipal se encontram abertas durante o período de férias para atendimento administrativo.
O órgão também informou que, em parceria como o Comitê Internacional da Cruz Vermelha, instituiu o Programa Acesso Mais Seguro em unidades localizadas em áreas de confronto.
O programa tem como objetivo mitigar riscos por meio de protocolos que são aplicados por professores, alunos e toda a comunidade escolar em situações de risco. Sempre que há uma situação de risco o protocolo é acionado.
Unidades de saúde funcionam normalmente
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), "as clínicas, unidades e postos de saúde nas regiões do Rio Comprido e de Cavalcanti estão funcionando normalmente".
Matéria em atualização