Márcia Vitória, 17 anos, foi baleada durante intenso confronto na Gardência AzulArquivo Pessoal
Família diz que adolescente baleada na Gardênia Azul está reagindo bem
Apesar de Márcia Vitória Sá Cardozo, 17, permanecer em coma induzido e em estado grave, parentes afirmam que ela teve melhora
Rio - Familiares de Márcia Vitória Sá Cardozo, de 17 anos, afirmaram que a adolescente apresentou uma melhora em seu quadro clínico, neste sábado (21). A jovem foi baleada durante um intenso confronto entre traficantes e milicianos na comunidade da Gardênia Azul, na Zona Oeste do Rio, na madrugada da última sexta-feira (20). A vítima acabou tendo o baço e o fígado atingidos pelos disparos e já passou por três procedimentos cirúrgicos.
De acordo com os parentes, os médicos afirmaram que Márcia está reagindo bem e querendo acordar, mas permanece em coma induzido, no Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, também na Zona Oeste. "Vamos continuar nossas orações", disse um familiar. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio, o quadro clínico da paciente permanece grave.
"Deu uma melhoradinha de ontem para hoje, graças a Deus. Ele vai nos dar a vitória", disse o pai da jovem. Márcia Vitória passou por duas cirurgias no abdômen e uma na perna. Por conta de complicações, ela acabou perdendo o baço. A adolescente está no Centro de Terapia Intensiva (CTI), dependendo de ventilação mecânica.
Enquanto o pai e o namorado da jovem a acompanham no hospital, a mãe e a irmã dela, que atualmente moram no Rio Grande do Norte, tentam arrecadar dinheiro para virem ao Rio de Janeiro. Beatriz Vitória, a irmã, chegou a lançar uma vaquinha online para pedir ajuda para comprar as passagens e, até o momento, já conseguiu pouco mais de R$ 1,4 mil, além de outros R$ 850 por meio do PIX. "Ainda é muito pouco, mas estamos tentando sair daqui. Estamos precisando muito de ajuda e apoio", pediu ela.
A adolescente foi baleada quando deixava a casa da tia do namorado para voltar para a dela, por conta do perigo da região, quando uma troca de tiros começou. A vítima ainda tentou se proteger atrás do portão e, após cessarem os disparos, ela gritou pedindo ajuda, momento em que vizinhos passaram a socorrê-la. Em imagens que circulam nas redes sociais, é possível ver o momento em que uma mulher, que seria a jovem, é carregada no colo e colocada em um veículo do estilo picape, que deixa a comunidade.
O confronto aconteceu quando traficantes do Comando Vermelho tentaram invadir a região, atualmente dominada por milicianos. Moradores da Gardênia Azul viveram uma madrugada de tensão por conta da guerra entre os grupos criminosos rivais e utilizaram as redes sociais para compartilhar vídeos de momentos de terror. Em um deles, uma mulher pede para que sua mãe se abaixe para se proteger dos disparos e outro mostra que um tiro atingiu a parede de uma residência.
De acordo com a Polícia Militar, o 18º BPM (Jacarepaguá) foi verificar a informação de que criminosos estariam circulando armados pela Gardênia Azul. Ao chegarem ao local, os agentes foram atacados a tiros, houve confronto e os bandidos conseguiram fugir. A PM disse ainda que não foi informada sobre a moradora ferida. Ainda de acordo com a corporação, não houve registro de novos confrontos na comunidade e o policiamente segue reforçado neste sábado. O caso foi registrado na 32ª DP (Taquara). Parentes da vítima serão ouvidos e diligências serão realizadas para identificar a autoria do disparo.
Serviço
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.