Árvore caída na Av. Brasil, altura da Vila Militar, sentido CentroDivulgação / Centro de Operações Rio

Rio – O município do Rio entrou em estágio de atenção às 14h40 desta segunda-feira (23) de acordo com o Centro de Operações Rio (COR), devido ao registro de chuva muito forte na Zona Oeste, com árvores tendo sido derrubadas e a vida dos cariocas impactada. As viagens de trem do Ramal Deodoro, da SuperVia, estão temporariamente suspensas. 
Segundo o sistema de monitoramento, núcleos de chuva atuam sobre a região, principalmente sobre a Barra da Tijuca e Jacarepaguá, chegando a haver registro de 20mm de chuva em um intervalo de 15 minutos nesta última. A velocidade do vento é, até o momento, desconhecida, mas vídeos mostram árvores sendo afetadas.
Em última atualização, o COR informou que os núcleos sobre a Barra da Tijuca e Jacarepaguá perderam intensidade, mas ainda há previsão de chuva moderada a forte. Já outros núcleos, que atuam nas proximidades de Anchieta e Irajá, ganham força, e poderão ocasionar chuva de intensidade similar.
De acordo com o COR, ao menos 18 árvores já caíram desde o início da tempestade. Elas estão localizadas na Gardênia Azul, Taquara, Jacarepaguá, Marechal Hermes, Curicica e Anil. Equipes da Prefeitura atuam nos locais.
A mudança para o estágio de atenção vem menos de uma hora após o Rio ter entrado no estágio anterior, de mobilização, o que havia acontecido às 14h desta segunda-feira. Pela manhã, quando a cidade ainda vivia situação de normalidade, cariocas chegaram a ir à praia.
O estágio de atenção é o terceiro nível em uma escala de cinco e significa que uma ou mais ocorrências estão afetando a cidade, com certeza de que haverá alto impacto no curto prazo. O estágio pode mudar novamente devido à chuva e outros fatores.
Interferência nos trens
Em função das fortes chuvas que atingiram a Região Metropolitana do Rio de Janeiro, provocando alagamentos em vários pontos da linha férrea e ocasionando a queda de uma árvore nas proximidades da estação Deodoro, a SuperVia informou que precisou mudar a circulação temporariamente dos trens.
Neste momento, encontram-se suspensas as partidas da Central do Brasil para os ramais Deodoro/Santa Cruz e Japeri. Veja as alterações:
- Ramal Deodoro: suspenso temporariamente.

- Ramal Santa Cruz: trens circulam somente entre as estações Campo Grande e Santa Cruz.

- Ramal Japeri: trens circulam somente entre as estações Nova Iguaçu e Japeri, e para a extensão Paracambi.

- Ramal Belford Roxo: trens circulam entre as estações Central do Brasil e Pavuna/São João de Meriti, sendo necessário fazer baldeio em Triagem.

- Ramal Saracuruna: operação normal, assim como nas extensões Vila Inhomirim e Guapimirim.