Hidrantes foram objetos de vistoria do Corpo de BombeirosReginaldo Pimenta / Agencia O Dia

Rio - O Corpo de Bombeiros liberou, na tarde deste sábado (28), os ensaios técnicos especificamente marcados para este final de semana no Sambódromo. Entretanto, dois restaurantes sem autorização dos militares foram encontrados em pleno funcionamento e foram fechados. Os estabelecimentos não poderão ser abertos até a regularização documental.
O Presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) Jorge Perlingeiro, no entanto, garante que o laudo dos bombeiros vale para os demais ensaios ao longo do mês, sendo o último no dia 12 de fevereiro.
"Esta liberação é um agradecimento ao governador do estado, que liberou também, à PM também liberou e vamos continuar a montagem, pois estamos na montagem para o Carnaval, a três semanas para o desfile, as coisas vão correndo com sucesso, os ensaios e a venda dos ingressos também, teremos um belíssimo carnaval”, disse Perlingeiro".
A liberação dos ensaios técnicos deste final de semana acontece após os militares constatarem que as pendências verificadas em vistoria desta sexta-feira (27), como a ausência de mangueiras e defeitos nos hidrantes, foram resolvidas.
No entanto, a liberação do Sambódromo para os desfiles do Carnaval 2023 ainda não foi confirmada. Segundo a Corporação, falta a publicação da prorrogação do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) e uma nova inspeção, especificamente voltada para o evento.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o imbróglio começou após o vencimento do TAC assinado entre os militares e a Riotur. A prefeitura entrou com pedido de prorrogação do termo, mas a Riotur ainda não assinou o documento, conforme aponta a corporação.
Depois da vistoria dos militares nesta sexta-feira (27), a prefeitura tentou protocolar a prorrogação, mas foi impossibilitada pelo final de semana. Após a publicação do TAC, que deve acontecer até terça-feira (31), os Bombeiros agendarão a nova vistoria visando a avaliação da liberação da apoteose do samba para o Carnaval 2023.