Morreu o ator Ilya São Paulo, aos 59 anos, nesta terça-feiraTV Globo/João Miguel Júnior

Rio - O ator Ilya São Paulo, de 59 anos, morreu em casa, nesta terça-feira, no Rio de Janeiro. A informação foi divulgada pelo também ator Anselmo Vasconcelos, de 69, em nota publicada no Facebook. Sem revelar a causa da morte, o artista apenas informou que Ilya estava "muito debilitado" e estava em seu apartamento quando foi encontrado morto pela mulher, Claudia Provedel.
Ao longo da postagem, Anselmo contou que foi professor de Ilya na Escola de Teatro Martins Penna, onde o artista conheceu a esposa, com quem teve uma filha. "Claudia cuidou dele com amor e companherismo. Acompanhei esses anos todos, desde a escola, essa união. Ajudei como pude suas dificuldades. Estou muito emocionado com tudo, com as histórias da vida e seus fins. É triste", declarou Vasconcelos.
Anselmo também contou que Ilya passou por uma "longa internação" no Hospital Municipal Miguel Couto, localizado no Leblon, na Zona Sul do Rio, "para tratar um grave ferimento no ombro". No entanto, a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde informou ao DIA que não há registros de que o ator tenha sido internado no ano passado ou em 2023.
Ilya São Paulo esteve em diversas novelas da TV Globo como no remake de "Irmãos Coragem" (1995), "Malhação" (1997), "Gabriela" (2012) e "Amor à Vida" (2013). Seu último trabalho na televisão foi em "Amor de Mãe", de 2020, em que interpretava Juarez.
O ator nasceu em 13 de setembro de 1963, em Feira de Santana, na Bahia. Era filho do cineasta Olney São Paulo e irmão de Irwing São Paulo, ator que ficou conhecido por atuar na novela "A Viagem" e morreu precocemente, aos 41 anos, de falência múltipla dos órgãos, decorrente de uma pancreatite.