Rio - O Centro de Operações do Rio (COR) informou que a cidade tem previsão de chuva, com intensidade moderada a forte, para esta sexta-feira (10). O aguaceiro será acompanhado de raios e rajadas de vento. Apesar disso, a situação deve ser mais estável do que na última terça-feira, quando o temporal causou estragos no estado e deixou seis mortos.
De acordo com o COR, esse mau tempo ocorre devido às áreas de instabilidade nos níveis altos e médios da atmosfera em conjunto com o calor e alta umidade. A máxima temperatura prevista é de 35º C.
"Hoje, a situação é diferente e menos instável do que na última terça-feira, quando tivemos registro de chuva moderada a forte, sendo muito forte em alguns pontos da cidade. Ainda assim, há condições para pancadas de chuva de intensidade moderada a forte, em alguns bairros da cidade, principalmente nas regiões mais quentes, como as zonas Norte e Oeste, especialmente nos trechos que fazem limites com a Baixada Fluminense", explica a meteorologista chefe do Sistema Alerta Rio, Raquel Franco.
Confira as recomendações o COR em caso de pancadas de chuva:
– Permaneça em local seguro e evite áreas com alagamentos;
– Não caminhe em áreas alagadas, pois há perigo de correnteza e de ferimentos com objetos, quedas em buracos sob a água, além de risco de doenças;
– Não fique próximo à beira de córregos e rios;
– Nunca force a passagem de carros em vias alagadas;
– Afaste-se de árvores, terrenos abertos e coberturas metálicas, além de precipícios, encostas e lugares altos sem proteção;
– Evite passar sob cabos elétricos, outdoors, andaimes, escadas;
– Não permaneça em piscinas, rios e lagos;
– Evite a prática de esportes ao ar livre, especialmente, no mar;
– Feche as janelas, basculantes e portas para evitar canalização de ventos no interior de casa;
– Feche persianas, cortinas ou blecautes para evitar que estilhaços se espalhem, no caso de alguma janela quebrar;
– Fique atento: se houver falta de luz, cuidado com o uso de velas para evitar incêndios;
– Não estacione próximo a torres de transmissão e placas de propaganda.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.