Movimentação na Rua Edgar Werneck durante operação da polícia, na Cidade de Deus. Pedro Ivo/ Agência O Dia

Rio - A Polícia Militar (PM) realizou, nesta segunda-feira (13), operações na Cidade de Deus, região que é palco de uma guerra entre o tráfico e a milícia, e outras três comunidades da Zona Norte da capital, além de quatro favelas de Japeri, na Baixada Fluminense, para combater o crime organizado. Até o momento, um homem foi preso, fuzil modelo G3, quatro carregadores, quatro rádios de comunicação e drogas foram apreendidos.
De acordo com a PM, equipes do 18º BPM (Jacarepaguá), com apoio de homens do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e do Gesar, estiveram na Cidade de Deus, Zona Oeste do Rio, para combater o tráfico e atividades criminosas na região, que se tornou alvo de disputa entre milicianos e traficantes do Comando Vermelho.
Durante a ação, policiais do batalhão de Jacarepaguá removeram 10 barricadas que impediam o acesso de veículos blindados da corporação e a livre circulação de moradores por vias da comunidade.
Equipes do 16º BPM (Olaria), com apoio de agentes do Batalhão de Ações com Cães (BAC) e do Grupamento Especial de Salvamento e Ações de Resgate (Gesar), atuaram nas favelas Cidade Alta, Cinco Bocas e Pica-Pau, localizadas entre Cordovil, Parada de Lucas e Brás de Pina, Zona Norte do Rio, para coibir movimentações de criminosos pelo local.
Durante um patrulhamento feito pelos policiais pela região, uma equipe foi atacada a tiros por bandidos e houve confronto. Ninguém se feriu e o grupo conseguiu fugir.
Em outro ponto, um fuzil modelo G3, quatro carregadores, quatro rádios de comunicação e drogas foram apreendidos pelos agentes. O material foi encaminhado para a 38ª DP (Brás de Pina), onde a ocorrência foi registrada.
Com ajuda de maquinário, as equipes também removeram barreiras físicas que foram instaladas por traficantes nas vias das favelas, para dificultar a ação de blindados da PM.
Já policiais do 24º BPM (Queimados) realizaram uma operação nas comunidades Guandu, São Jorge, Piu-Piu e Beira Rio, localizadas em Japeri, na Baixada Fluminense.
Horas antes do início da ação, ainda durante a madrugada, um homem foi preso após atirar contra policiais da unidade que patrulhavam o bairro do Cosme e Damião. Ele perdeu o controle do veículo em que estava e colidiu contra um muro. Com o suspeito, uma pistola, sete celulares, uma motocicleta e uma caixa de som foram apreendidos.
Unidades de saúde fechadas
Segundo informou a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), na região da Cidade de Deus, as Clínicas da Família Padre José de Azevedo Tiúba, José Neves e Bárbara Mosley de Souza mantiveram o atendimento à população nesta segunda-feira (13). Apenas as atividades externas realizadas no território, como as visitas domiciliares, foram suspensas.
Na Zona Norte, o Centro Municipal de Saúde João Cândido acionou o protocolo de acesso mais seguro e, para a segurança de profissionais e usuários, interrompeu o funcionamento nesta manhã.
Já a Clínica da Família Heitor dos Prazeres e o Centro Municipal de Saúde José Breves dos Santos também mantiveram o atendimento à população. Somente as atividades externas realizadas na região foram suspensas.
Estudantes sem aulas presenciais
Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Educação (SME) informou lamentar que dez unidades na Cidades de Deus, oito unidades na região da Cidade Alta, em Cordovil, duas em Parada de Lucas, e outras duas na Comunidade Pica-Pau estiveram em atendimento remoto.
A pasta frisou que trata como prioridade a segurança de toda a comunidade escolar e a medida de suspensão das aulas é para segurança dos alunos, professores e funcionários.
A SME também lembrou que, em parceria com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha, instituiu o Programa Acesso Mais Seguro em unidades localizadas em áreas de conflito.
O programa tem como objetivo mitigar riscos por meio de protocolos que são aplicados por professores, alunos e toda a comunidade escolar em situações de risco. Sempre que há uma situação de risco o protocolo é acionado.