Deslizamento aconteceu na Avenida Menezes CorteReprodução / Filipe Macon / BTN

Rio – A Prefeitura do Rio realiza, nesta segunda-feira (13), ações de limpeza, inspeção e mitigação de riscos na área da Avenida Menezes Corte, mais conhecida como Estrada Grajaú-Jacarepaguá, que foi afetada por um deslizamento de terra devido às chuvas de sábado (11).
O trecho em questão é na altura do km 1, entre os bairros Lins de Vasconcelos e Grajaú, na Zona Norte. A Fundação Instituto de Geotécnica (Geo-Rio) atua nos serviços de limpeza da encosta e, após a conclusão da etapa, dará início a uma inspeção e determinará o que será feito nos trabalhos de mitigação de riscos.
De acordo com o Centro de Operações Rio (COR), uma faixa se encontra ocupada no sentido Grajaú durante a ação. Caso seja necessário, a CET-Rio vai implantar uma faixa reversível para desobstruir o trânsito.
A Defesa Civil esteve no local durante a madrugada de domingo (12) e constatou o escorregamento do solo, tendo provocado a queda de pedras e árvores, que atingiram a rede elétrica e obstruíram parcialmente a via. A Comlurb também esteve presente e atuou no trecho, realizando a limpeza das pistas e removendo as árvores caídas.
Segundo a Light, o abastecimento de energia foi reestabelecido ainda na noite de domingo, mas teve que ser interrompido nesta segunda-feira para que a Comlurb realizasse um serviço de poda na região, com previsão de encerramento para as 18h.