Dois fuzis e oito sacos com drogas foram apreendidos por agentes do 15º BPM (Duque de Caxias), na MangueirinhaDivulgação / PMERJ

Rio - A Polícia Militar (PM) realiza, na manhã desta sexta-feira (24), operações em comunidades da Zona Norte da capital e em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. De acordo com a PM, as ações tem o objetivo de combater o crime organizado e coibir movimentações de criminosos nas regiões. Sete criminosos ficaram feridos em confrontos com as equipes e outros 20 foram presos. Oito fuzis, 10 pistolas, um revólver, duas granadas, rádios transmissores, celulares e drogas foram apreendidos pelos agentes.
Na Zona Norte, as ações acontecem nas favelas Arará e Mandela, situadas entre os bairros de Manguinhos e Benfica, e nas comunidades do Quitungo e Guaporé, em Brás de Pina, e no Complexo do Chapadão, localizado entre os bairros de Costa Barros, Pavuna, Anchieta, Guadalupe e Ricardo de Albuquerque.

De acordo com a PM, homens do 16º BPM (Olaria) ocupam as favelas do Quitungo e Guaporé, para combater o tráfico no local. Durante um patrulhamento feito pelos policiais pela região, uma equipe foi atacada a tiros por bandidos e houve confronto.

Após o fim do tiroteio, três suspeitos foram encontrados feridos pelos agentes e socorridos ao Hospital Estadual Getúlio Vargas (HEGV), na Penha Circular. Não há informações sobre o estado de saúde deles.

Com o trio, que não teve as identidades divulgadas, foram apreendidas uma pistola, uma granada e drogas.


Em outro ponto da comunidade, os agentes entraram em novo confronto após, segundo a polícia, terem sido recebidos à tiros por criminosos.

Quando os disparos cessaram, os policiais encontraram dois suspeitos baleados e os socorreram ao HEGV. Não há informações sobre o quadro de saúde da dupla.

Durante a ação, a equipe apreendeu uma pistola, uma granada e rádios transmissores com os supostos criminosos.



Ainda segundo a PM, homens do 41° BPM (Irajá) ocupam as comunidades que compõem o Complexo do Chapadão para reprimir o crime organizado chefiado pelo Comando Vermelho. Um homem com mandado de prisão em aberto foi detido. A ocorrência foi encaminhada à 39ª DP
Nas favelas Arará e Mandela, policiais militares da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da região atuam, com apoio da Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP) para desobstruir vias do local, bloqueadas por barreiras físicas instaladas por criminosos. 
Durante a operação, equipes do Núcleo de Apoio às Operações Especiais (NAOE) removeram barricadas que impediam o acesso de veículos blindados da corporação e a livre circulação de moradores por vias da comunidade.

Em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, agentes do batalhão do município e de outras unidades subordinados ao 3º Comando de Policiamento de Área (CPA) atuam na comunidade da Mangueirinha e do Lixão para combater atividades criminosas na região.
Em um momento da ação, uma equipe da unidade, que se deslocava pela favela, foi atacada por criminosos armados e houve confronto. Após o término do tiroteio, os policiais encontraram dois suspeitos feridos e os socorreram ao Hospital Municipal de Duque de Caxias. Eles vieram a óbito.
Com a dupla, os agentes apreenderam dois fuzis e oito sacos com drogas embaladas para serem vendidas.

Na comunidade do Lixão, 21 criminosos foram detidos, seis fuzis, 11 pistolas, um revólver, carregadores, celulares, granadas, aproximadamente 15 quilos de drogas, rádios comunicadores e outros materiais foram apreendidos. Dos 21 indivíduos detidos, dois estavam feridos após confronto, foram socorridos para hospital da região e seguem custodiados.
 
Equipes do 15ºBPM (Duque de Caxias) apreenderam um arsenal do tráfico durante a operação na favela do Lixão - Divulgação / PMERJ
Equipes do 15ºBPM (Duque de Caxias) apreenderam um arsenal do tráfico durante a operação na favela do LixãoDivulgação / PMERJ
As ocorrênciasforam encaminhadas para a 60ª DP.