O Espaço de Vigário Geral tem 40m² e fica na Praça Elba, conhecido ponto de lazer da comunidade, e ele está instalado num contêiner da JUVRioTadeu Goulart / JUVRio

Rio - A Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio) inaugurou, nesta terça-feira (28), uma unidade voltada para formação tecnológica dos jovens de Vigário Geral, na Zona Norte. O Espaço da Juventude de Vigário Geral é o terceiro equipamento público direcionado à instrução da tecnologia, com ofertas de cursos gratuitos para quem tem entre 15 e 29 anos. Para a abertura, serão oferecidas 150 vagas no curso de Design de Games.
O objetivo é preparar alunos para a entrada no mercado de trabalho, com ensinamentos sobre automatizar e conectar os processos industriais por meio de computação em nuvem, inteligência artificial e robótica. 
O espaço tem 40m² e fica na Praça Elba, conhecido ponto de lazer da comunidade, onde está instalado num contêiner da JUVRio. O ambiente é totalmente tecnológico e os alunos têm a orientação de professores, com o auxílio gratuito de material didático.

O secretário da Juventude Carioca, Salvino Oliveira, morador da Cidade de Deus, destaca a importância de levar o Espaço da Juventude outros locais do Rio. "Para a região de Vigário Geral é muito importante ter um equipamento assim, que funciona quase como um oásis, capaz de capacitar os jovens para o mercado, que não é mais o futuro, é o presente. São profissões em que os jovens saem praticamente empregados. E, para uma região de vulnerabilidade socioeconômica como essa, isso é ainda mais fundamental. Estamos permitindo que este jovem volte a sonhar e tenha uma perspectiva de futuro", enfatizou Salvino.

O rapper Delacruz, um dos grandes nomes do rap nacional, nascido em Vigário Geral, participou da inauguração. O cantor recebeu o carinho dos moradores e destacou como políticas públicas para a formação são importantes para quem vive no bairro. "Tenho várias lembranças boas de Vigário Geral e, agora, com o Espaço da Juventude muitos jovens vão construir ótimas memórias neste local. É uma honra ver isso se concretizar e espero ver a JUVRio fazer história aqui", ressaltou o cantor.


As inscrições para as 150 vagas podem ser feitas até a próxima sexta-feira (3). O início das aulas está previsto para segunda-feira (6). Por meio das redes sociais da secretaria (www.instagram.com/juvrio) já é possível preencher o formulário de inscrição.

As vagas estão distribuídas entre as turmas da manhã (8h às 10h15 e 10h30 às 12h30), da tarde (13h30 às 15h30 e 15h45 às 18h) e da noite (das 19h às 21h).

Gabriel Alexandre Medeiros, de 15 anos, não vê a hora para começar a estudar. Sonhando em construir uma carreira na área tecnológica, o jovem esteve na inauguração. "Eu gosto muito de jogos e aqui em Vigário Geral, nos últimos anos, não teve um projeto tão bom. É uma chance pra gente experimentar algo novo", disse, ansioso.

Para Maria Eduarda, mais cedo as pessoas vão poder descobrir muitos talentos. A jovem, de 16 anos, mora perto do Espaço e disse que vai estar sempre frequentando. "Várias amigas minhas também ficaram curiosas e devem vir fazer algum curso. Eu tenho curiosidade em aprender Robótica e Drone", explicou Maria.

Em Design de Games, os jovens darão início ao aprendizado sobre o mundo da programação digital. Os professores vão navegar por meio de jogos, contarão a história dos consoles e muito mais. Ao fim da formação, os estudantes terão a chance de desenvolver o seu próprio jogo com os colegas.

No local, em outro momento, também serão oferecidos cursos de Jogos Digitais, Impressão 3D, Operação de Drone, Indústria Avançada, Robótica, Indústria do Som (DJ e Programação Móvel (IOT).