Escada rolante na estação Cantagalo do metrô não está funcionando há pelo menos um anoDivulgação
Passageiros denunciam falta de manutenção em escada rolante de estação do metrô
Ausência de extintores de incêndio em vagão também foi apontada por clientes em reclamações nas redes sociais
Rio - Passageiros que dependem do metrô para se locomover pela cidade do Rio relatam nas redes sociais descontentamento com o serviço prestado pelo MetrôRio. Além dos transtornos enfrentados diariamente, com atrasos na programação e falta de fiscalização, trabalhadores denunciam que há uma escada rolante na estação Cantagalo, com descida para direção do Centro do Rio, não funciona há mais de um ano. O problema impacta diretamente o funcionamento da estação, já que a escada parada retarda o fluxo dos passageiros.
"Uso o metrô Cantagalo há mais de um ano e a estação está sempre com alguma (algumas) escada rolante desligada. Em São Paulo, o metrô custa bem menos e ainda inclui 100% do valor do trem, sem necessitar de cadastro ou cartão especial para um mísero desconto como aqui"; "Até quando vamos ficar esperando que consertem essa escada rolante na estação Cantagalo?", criticaram alguns passageiros.
Outros clientes ressaltam ainda que o problema não está somente na estação Cantagalo, mas também nas estações mais antigas como a de Siqueira Campos. "Essas estações mais antigas do metrô sofrem com problemas de manutenção e são escuras. Da General Osório até Jardim Oceânico é outro mundo, tudo diferente e funcionando melhor", afirmou um usuário.
Ausência de extintor em vagão
Além dos problemas de mobilidade e funcionamento, passageiros também ressaltam a falta de fiscalização nos vagões. A imagem de um vagão sem extintor de incêndio, que partia da estação do Jardim Oceânico, na Zona Oeste do Rio, chamou a atenção e repercutiu bastante nas redes sociais no último dia 24.
A reportagem procurou a Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários, Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro (Agetransp) para questionar sobre a rotina de fiscalização para cumprimento de normas de segurança dentro dos vagões. Segundo a Agência, durante a operação especial de Carnaval, a concessionária MetrôRio remanejou os extintores de incêndio das composições para evitar eventual uso incorreto por parte de alguns usuários. "A medida foi informada com antecedência à Agetransp. Tão logo termine a operação especial, os extintores são colocados de volta aos locais de origem dentro das composições."
O que diz o MetrôRio
O MetrôRio informou que em relação à escada rolante da estação Cantagalo/Copacabana mencionada na reportagem, o equipamento está em manutenção. A concessionária aguarda a reposição de uma peça para conclusão do reparo. "Assim que o serviço for realizado, o funcionamento do equipamento será retomado. Como alternativa, o cliente pode utilizar o elevador que fica próximo à escada", informou a empresa.
Sobre a ausência dos extintores, o MetrôRio alegou que durante a operação especial de carnaval, os equipamentos de segurança que ficam à vista dos clientes foram remanejados para as cabines das composições para evitar ocorrências de vandalismos. A concessionária ressaltou que todos os equipamentos já estão sendo realocados em seus devidos lugares.
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