Arquivo. Equipes atuam nos Morros do Campinho (na foto) e do Fubá nesta quinta-feiraReginaldo Pimenta/ Agência O Dia

Rio - Depois de mais um dia de confrontos, a Polícia Militar realiza, desde o início da manhã desta quinta-feira (9), uma operação contra o crime organizado nos Morros do Campinho e do Fubá, entre os bairros de Cascadura, Quintino e Campinho, na Zona Norte do Rio. Há cerca de um ano, as comunidades vivem uma rotina de medo por conta da violência provocada pela guerra entre facções rivais pelo controle da região. Um homem, suspeito de participação em confronto, foi encontrado morto.
Segundo a PM, equipes do 9º BPM (Rocha Miranda) e do 2º Comando de Policiamento de Área (2CPA) estão nas comunidades nesta quinta-feira para remover obstáculos das vias, coibir a movimentação de criminosos e para recuperar veículos roubados. Até o momento, não há registro de prisões ou apreensões. Na tarde de quarta-feira (8), próximo ao horário de saída das escolas, foram registrados novos tiroteios na região. 

Na Rua Pinto Teles, os militares encontraram um homem atingido por disparos de arma de fogo em um apartamento, suspeito de participação em confronto. O suspeito não resistiu. Na ação, uma pistola foi apreendida pelos policiais.
Apesar da operação desta quinta-feira, a Secretaria Municipal de Educação do Rio (SME), informou que as unidades escolares da rede que ficam nas proximidades do Morro do Fubá e do Campinho estão funcionando normalmente, sem alteração. A PM pede a colaboração da população para localizar criminosos e esconderijos de armas e drogas pelo 190 ou pelo Disque Denúncia, no telefone (21) 2253-1177 ou 0300-253-1177. O anonimato é garantido.
Na madrugada de segunda-feira (6), também houve um intenso confronto no Fubá e Campinho entre integrantes do Comando Vermelho, chefiados por Edgar Alves de Andrade, o Doca ou Urso, e do Terceiro Comando Puro, a mando de Wallace Brito Trindade, o Lacoste. Já na noite desta terça-feira (7), criminosos do TCP invadiram os morros do Divino e da Menezes, entre o Campinho e a Praça Seca, que estavam sendo dominados pelo CV. 
Guerra de facções
Criminosos do Terceiro Comando Puro (TCP) se aliaram aos milicianos que dominam parte dos Morros do Fubá e do Campinho para expulsar traficantes do Comando Vermelho que também atuam na região. Desde o ano passado, as comunidades vem sofrendo com constantes confrontos, por conta da disputa entre integrantes do CV com a milícia do Tico e Teco. O grupo paramilitar é chefiado pelos irmãos Leonardo Luccas Pereira, o Leléo ou Tico, e Diogo Luccas Pereira, o Teco ou Playboy, que está preso desde 2020.
Os morros eram comandado por eles, mas a traição de um membro da milícia facilitou a invasão dos traficantes, então liderados por Rafael Cardoso do Valle, o Tio Baby, que era gerente do Morro do Dezoito e responsável por comandar a expansão e a retomada da facção nas comunidades do Rio. Em janeiro deste ano, uma operação programada da Polícia Militar resultou na morte do criminoso.