Com a homologação, serviço das barcas continua por até dois anos sob responsabilidade da CCR Arquivo/ Pedro Ivo/ Agência O Dia
"Estamos atentos ao caso das barcas e, agora, com o pagamento da primeira parcela, já determinei que os horários de Cocotá e de Paquetá sejam retomados imediatamente, o que vai beneficiar moradores de diferentes regiões do estado que se deslocam até esses pontos para trabalhar, cumprir outros compromissos ou até para lazer. A prioridade é retomar a grade praticada em 2019, mas também estamos estudando a viabilidade de novas linhas. Vamos continuar atentos aos serviços e buscando as melhorias que a população precisa e merece", disse o secretário Washington Reis.
A parcela inicial de R$ 288.305.377,63, já corrigida, leva em conta a operação durante o segundo quinquênio (entre 2003 e 2008) e 25% do terceiro quinquênio (entre 2008 e 2013). O valor da segunda, terceira e quarta parcelas, com vencimento em maio, agosto e novembro deste ano é de R$ 51.389.267,80 cada e ainda passará por correção. A quinta parcela, a ser paga em fevereiro de 2024, é de R$ R$ 198.451.415, e também será corrigida pelo IPCA.
As três últimas parcelas, referentes a períodos mais recentes, têm previsão de pagamento para 2025 e 2026 e ainda serão calculadas pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários, Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio (Agetransp). O valor total da indenização, calculado por técnicos da agência e com data base de dezembro de 2020, é de R$ 598.939.051. A operação poderá ser prorrogada por mais um ano, até fevereiro de 2025, mediante aviso prévio.
Além de assegurar a continuidade do atendimento à população, o acordo garantiu vantajosidade de 40% sobre o cálculo inicialmente apresentado pela concessionária nas negociações, reduzindo o impacto nos cofres públicos.
A homologação, na última quinta-feira (2), reafirma a garantia de que não havia hipótese do serviço ser interrompido, além de encerrar quase duas décadas de pendências judiciais e marcar o desfecho de meses de negociação.
"A nova modelagem do sistema aquaviário elaborada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) vai orientar a futura licitação e segue dentro do prazo. A permanência da concessionária no serviço por mais um ano vai dar mais estabilidade à conclusão do processo", informou a pasta.
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