Agentes da 67ª DP (Guapimirim) cumpriram mandado de prisão preventiva contra o pastorIzaias França/Agência O Dia

Rio - A Polícia Civil prendeu um pastor, nesta quarta-feira (12), suspeito de ter abusado sexualmente de uma criança de 11 anos, no estacionamento de um hospital, em Guapimirim, na Baixada Fluminense. O crime aconteceu em 2019, mas foi denunciado pela vítima, que agora tem 15 anos, no último dia 2 de abril. Contra o homem, agentes da 67ª DP (Guapimirim) cumpriram um mandado de prisão preventiva pelo crime de estupro de vulnerável. 
De acordo com as investigações, na ocasião, o pastor, de 48 anos, que é tio-avô da criança, havia ido com o pai dela ao Hospital Municipal de Guapimirim. Enquanto acontecia o atendimento ao pai, no entanto, a vítima seguiu com o suspeito para o estacionamento e foi estuprada dentro de um veículo. A menina contou o que havia ocorrido no início do mês para a mãe, que procurou a delegacia. A mulher também já havia sofrido abusos do mesmo homem há alguns anos. 
Após o relato da adolescente para a família, outras quatro parentes, algumas já adultas, também procuraram a 67ª DP e contaram que haviam sofrido abusos do pastor quando eram crianças. As investigações da distrital apontaram que os estupros aconteceram de 1993 até 2000, de 2002 até 2003, e de 2018 até 2019, contra cinco pessoas, com faixas etárias de 5 a 11 anos. Há suspeita que haja mais vítimas. 
O homem é pastor da Igreja Assembléia de Deus do Monte Horebe, no bairro Citrolândia. A denúncia provocou discordância na família das vítimas, porque parte dos parentes não queria que elas procurassem a polícia, por medo das represálias que o homem poderia sofrer na prisão. Agora, a Polícia Civil pede que outras pessoas que tenham sido abusadas por ele procurem a distrital ou a delegacia mais próxima para relator os estupros que sofreram. O anonimato é garantido. 

Pastores presos
Nesta terça-feira (11), um pastor de 49 anos foi preso em flagrante, após estuprar uma adolescente de 14 anos, dentro de um carro, na Rua Baguari, em Vila Valqueire, na Zona Oeste. O homem tem grau de parentesco com a vítima, que era abusada desde os 13 anos. Segundo a Polícia Militar, uma equipe do 18º BPM (Jacarepaguá) abordou um veículo que estava parado atrás de um caminhão e o condutor tentou sair do local, mas foi interceptado. No interior do automóvel, foram identificados o religioso e a menina, e encontrados dois preservativos usados.
Depois do flagrante, a vítima relatou que o pastor dizia estar sentindo dores espirituais e que Deus havia dito que ele seria curado se os dois tivessem conjunção carnal. Segundo a Polícia Civil, o homem e a adolescente foram ouvidos e confirmaram os fatos. O homem deve responder por posse sexual mediante fraude, por ter enganado a vítima para manter relações sexuais. O caso foi registrado na 32ªDP (Taquara). 
No último dia 2, outro pastor foi preso por abusar sexualmente de fiéis, em Santa Cruz, também na Zona Oeste. Ele foi detido na comunidade do Antares, após trabalho de inteligência e monitoramento da Polícia Civil. De acordo com as investigações, o suspeito usava sua posição de liderança na igreja para estuprar frequentadoras. Em outras ocasiões, ele cometeu o crime contra duas de suas enteadas, de 3 e 8 anos, em 2014 e 2018, respectivamente. O homem foi indiciado em sete inquéritos na 36ª DP (Santa Cruz) e responderá por violação sexual mediante fraude.