Livro será lançado nesta terça-feira no LeblonDivulgação

Rio – A ONG Ação de Cidadania lança um livro em comemoração aos 30 anos de atuação contra a fome e a miséria no Brasil. A obra, que revive a trajetória de Betinho, fundador do projeto, será apresentada nesta terça-feira (19), na Livraria da Travessa do Leblon, Zona Sul, às 19 horas.
Daniel Souza, presidente do Conselho da Ação da Cidadania e filho de Betinho, se orgulha ao contar que, nos últimos anos, o grupo realizou as maiores distribuições de alimentos da história da ONG.
“É neste cenário que o 'Cidadania, a Fome da Fomes' narra a (re)Ação à essa crise humanitária desde que voltamos ao Mapa da Fome. Se o livro servir como um manual de incidência política para o cidadão enfrentar os abismos sociais, já cumpriu sua missão”, afirma.
Lançado pela Mórula Editorial e dividido em duas partes, o livro traz depoimentos inéditos e memórias de seus dirigentes, funcionários e voluntários. A primeira etapa, escrita pelo jornalista Plínio Fraga, traz histórias mais recentes, dos últimos cinco anos.
Já a segunda metade, assinada Ana Redig traz de volta obras publicadas em 2013 e 2018 pela escritora, em parceria com Nádia Rebouças, que celebravam os 20 e 25 anos de existência da Ação da Cidadania. Redig revisou, modificou e reescreveu os textos originais deste trabalho.
O livro apresenta ainda os futuros projetos que estão sendo desenvolvidos pelas mãos de Daniel Souza e Rodrigo 'Kiko' Afonso, diretor-executivo da Ação da Cidadania e filho de Carlos Afonso, fundador do Ibase, uma das primeiras ONGs do Brasil, ao lado de Betinho.
Na compra de cada exemplar de Cidadania, a Fome da Fomes, uma cesta básica será doada a quem precisa.