Um suspeito morreu depois de entrar em confronto com policiais rodoviários federais em Nova Iguaçu Reprodução

Rio - Um suspeito morreu e outro ficou ferido depois de serem baleados, na tarde desta quinta-feira (12), em um confronto com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Um fuzil, uma pistola e carregadores foram apreendidos. Ambos os homens integrariam uma milícia da região.
A troca de tiros aconteceu no bairro Km 32. De acordo com a PRF, por volta das 14h, equipes do Núcleo de Operações Especiais (NOE-RJ) faziam patrulhamento na antiga Estrada Rio-São Paulo (BR-493) quando viram um carro suspeito e deram ordem de parada. A corporação informou que os integrantes do veículo desobedecem e começaram a atirar contra os policiais, o que gerou um confronto.
Quando os policiais conseguiram abordar o carro, foi encontrado o armamento que estava com os dois homens. Eles, que não tiveram as identidades reveladas, são suspeitos de integrar uma quadrilha de milicianos que atua na região. Ambos possuem passagens por outros crimes, como receptação e porte ilegal de arma de uso restrito.
Uma câmera de segurança flagrou o momento em que um suspeito baleado deixa o carro em que dirigia após o confronto com os PRFs. Seu comparsa está morto dentro do veículo, que foi atingido por diversos tiros.
Foram apreendidos um fuzil, uma pistola, carregadores, munições, capas táticas, além do carro, que era roubado e circulava com placas clonadas. A PRF ressaltou que acionou imediatamente o socorro para atendimento médico do suspeito que foi baleado.
O homem foi encaminhado para o Hospital Municipal Rocha Faria, em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, e de lá foi transferido para o Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier, na Zona Norte, devido a necessidade de um angiologista, médico especialista em tratamento vascular. Ainda não há há informações sobre seu estado de saúde.
O outro homem morreu no local. Apesar da viatura alvejada por diversos disparos, nenhum policial sofreu ferimentos.
A ocorrência foi encaminhada à Polícia Federal.
Disputa entre milícias
A região do Km 32 vem sendo palco de disputas territoriais entre dois grupos paramilitares rivais nos últimos meses. De um lado está a milícia liderada por Luís Antônio da Silva Braga, o Zinho, e do outro o grupo ligado a Tauã de Oliveira Francisco, o Tubarão.
Tauã integrava a milícia de Zinho até dezembro do ano passado. Depois do rompimento, Tubarão, que já tinha controle da região de Seropédica, invadiu o Km 32, com ajuda de traficantes do Terceiro Comando Puro (TCP), e tomou o controle de grande parte da região, que era dominada por Zinho. A guerra entre as milícias se intensificou a partir de fevereiro deste ano.
Nesta terça-feira (10), também na BR-465, na altura de Seropédica, integrantes da milícia de Tubarão entraram em confronto com uma equipe da PRF. Lucas Diniz Barros foi baleado na ação. Ele é suspeito de ser um comparsa de Tauã e estava em um veículo que era constantemente usado pela milícia. O veículo pegou fogo depois da troca de tiros, já que estava com granadas e munições dentro.