Grupo ateou fogo na Estrada Rio-São Paulo, altura do bairro Km 32Reprodução

Rio - Moradores afetados pelo rompimento de uma adutora em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, realizaram um protesto na noite desta quinta-feira (30), na Estrada Rio-São Paulo, altura do bairro Km 32. Os manifestantes reclamam que se sentem abandonados pela Águas do Rio e ainda não têm informações sobre a assistência que receberão depois que tiveram suas casas destruídas pelo acidente.
Em certo momento do protesto, um grupo incendiou pneus e as polícias Militares e Rodoviária Federal foram acionadas. Nas imagens obtidas pelo DIA, é possível ouvir os moradores cantando: "Águas do Rio, cadê você?".
Veja o vídeo:
Felipe Almeida, de 34 anos, esteve no protesto e disse que os moradores estão passando por dificuldades após o acidente e, até o momento, não receberam ajuda. Além disso, afirma que vizinhos não foram cadastrados para receber auxílio da concessionária.
"Eles [Águas do Rio] não estão nos dando assistência. Muita gente não foi cadastrada. Perdemos muita coisa e não nos dão água e nem alimento. Está precário", afirmou.
"Queremos a presença de algum responsável da Águas do Rio porque não sabemos o que vamos fazer. Nos abandonaram e deixaram sem nenhuma resposta", relatou outra moradora. "Queremos uma solução. Eles não nos dão nenhuma satisfação. Estamos correndo risco e queremos solução", disse Vitor Moises, 23 anos.
Procurada, a Águas do Rio afirmou que, desde as primeiras horas de terça-feira, após o rompimento da adutora, cerca de 120 profissionais da concessionária estiveram envolvidos diretamente no reparo do vazamento e no atendimento às famílias impactadas pelo incidente. As ações foram acompanhadas pela Defensoria Pública, Defesa Civil e Secretaria Municipal de Assistência Social.
"Foram distribuídas cerca de 700 refeições (almoço e jantar), oito famílias foram hospedadas e a limpeza das vias e das residências foi realizada no mesmo dia por profissionais da empresa, que permaneceu na região até o fim da tarde desta quinta-feira para atender à população local", comunicou a empresa.
Por fim, a concessionária informou que realizou o levantamento dos danos nas residências para definir as indenizações. "No momento, os inventários e orçamentos estão sendo concluídos internamente para que a empresa possa iniciar o agendamento com os moradores para as tratativas, que também serão acompanhadas pela Defensoria Pública", concluiu.
Na tarde desta quinta-feira, equipes da Águas do Rio estiveram no local para cessar um vazamento que continuou mesmo após os reparos feitos no dia anterior. Em nota, a empresa informou que, na quarta-feira, foi realizada a substituição do trecho deteriorado e a finalização do reparo. No entanto, as equipes identificaram a necessidade de novos ajustes em peças instaladas na tubulação, medida que foi concluída na quinta.
O rompimento da adutora causou diversos prejuízos e transtornos para os moradores. Equipes do DIA estiveram no local e constaram o estrago, onde moradores chegaram a perder a maior parte dos seus utensílios domésticos, alimentos, roupas e até documentos. Alguns também tiveram a estrutura comprometida pela força da água.