Alexander de Jesus Carlos, o "Choque", foi preso pela Polícia CivilReprodução

Rio - A Polícia Civil cumpriu um mandado de prisão contra Alexander de Jesus Carlos, conhecido como 'Choque', '220' ou 'Coroa', por um ataque a uma viatura policial que culminou na morte do cabo da PM Haron Coelho Ferreira. Nesta quarta-feira (7), o mandado foi cumprido dentro do presídio, uma vez que Choque já está preso.
De acordo com as investigações da Delegacia de Homicídios da Capital (DHC), Alexander era uma das principais lideranças do tráfico de drogas nas comunidades de Manguinhos e Morro São João, no Engenho Novo, na Zona Norte.
O crime aconteceu em abril de 2021, na Linha Vermelha, altura do Caju. Por volta das 1h10, Haron estava no veículo acompanhado do soldado Jonathan da Cruz Cristiano quando criminosos passaram atirando contra os agentes. O cabo morreu na hora e Jonathan ficou ferido, mas conseguiu trocar tiros com os bandidos, que fugiram.
As investigações apontam que os traficantes orquestraram o crime com objetivo de roubar um fuzil dos PMs em retaliação a um armamento que havia sido apreendido dias antes no Morro São João.
Um dos traficantes que participou dos ataques é Robson da Silva Frazão, o 'Guguinha da Mineira', que teria recebido as ordens de Choque. Ele foi baleado durante o crime e chegou a ser preso no dia seguinte durante uma grande operação policial no Manguinhos. Robson, no entanto, deixou o presídio após dois anos, beneficiado por uma progressão de regime, e não retornou. Com isso, ele é considerado foragido.
A Polícia Civil segue nas buscas por Guguinha da Mineira e demais envolvidos no homicídio do cabo Haron. A DHC pede que informações sejam repassadas ao Disque Denúncia.
- Central de atendimento: (021) - 2253 1177/0300-253-1177
- WhatsApp: (021) - 99973 1177
- Aplicativo: Disque Denúncia RJ